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Napne

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 13h29 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 09h23

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne, é um órgão de natureza consultiva e executiva, de composição multidisciplinar, instituído em cada campus do Ifes por meio de portaria da Direção Geral. O Núcleo tem por finalidade desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência, participação, aprendizagem e conclusão com aproveitamento, em todos os níveis e modalidade de ensino.

A coordenação do Napne no Campus Itapina é exercida pelo Professor Nahun Thiagor Lippaus Pires Gonçalves, nos termos da legislação vigente.

Coordenação do Napne
Nahun Thiagor Lippaus Pires Gonçalves
Portaria nº 68 de 12/04/2022
nahun.goncalves@ifes.edu.br
napne.ita@ifes.edu.br
27 3723-1238

Coordenaç27 3191 0960ão do Napne - Adjunto
Carla Rejane de Paula Barros Caetano
Portaria nº 68 de 12/04/2022
carla.caetano@ifes.edu.br
napne.ita@ifes.edu.br
27 3191 0960

 

Conheça a equipe do Napne do Campus Itapina

Coordenador: Nahun Thiagor Lippaus Pires Gonçalves

Coordenador Adjunto: Carla Rejane de Paula Barros Caetano

Secretária:Ludmila Lins Bezera

Membros Servidores: Beatriz Alves Silva, Carla Rejane de Paula Barros Caetano, Denilce Salvador, Ederval Pablo Ferreira da Cruz, Elen Amaral Siqueira Ravara, Elisangela Madeira Coelho, Fabio Adonias Monteiro, Karla Percília da Silva Fontes,  Katia Silene Zorthêa, Marianna Fontes Leal, Marleide Pimentel Miranda Gava, Marluci Iara Monteiro Simonassi, Marta Cristina Teixeira Leite, Nahun Thiagor Lippaus Pires Gonçalves, Renata Gati Dala Bernardina, Sabrina Rohdt da Rosa.

Membros Estudantes: KASSANDRA DE OLIVEIRA CARNEIRO,ISABEL INÁCIO DE MORAES SOUZA, AMANDA ORTOLAN PACHECO,SULAMITA MONTEIRO DE BARROS, SAYONARA ALVES DE CARVALHO, KAMILE ALVES DA SILVA, KASSIANE GUILHERME BISPO,CARLENE ROSANA DA SILVA,DAIANE SOUZA WAN DER MAAS,PAOLA APARECIDA PRUDENCIO MOURA DE OLIVEIRA, AMANDA DOS SANTOS,BRUNO FERRAZ SILVESTRE,GECIMARA RODRIGUES SILVA,DIOGO RANGEL LEITE DA SILVA, GILVANIA SOARES SIMPLICIO DOS SANTOS, ELANE REZENDE DE OLIVEIRA CARNEIRO.

PORTARIA Nº 294 DE 20 DE OUTUBRO DE 2017 (Revogada)

PORTARIA Nº 323 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2017

PORTARIA N° 114 DE 03 DE ABRIL DE 2018 (Revogada)

PORTARIA N° 313 DE 03 DE AGOSTO DE 2018 (Revogada)

PORTARIA N° 375 DE 06 DE SETEMBRO DE 2018

PORTARIA Nº 378, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2019 (Revogada)

PORTARIA Nº 287, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2020 (Revogada)

PORTARIA Nº 270, DE 29 DE SETEMBRO DE 2022

PORTARIA Nº 96, DE 30 DE ABRIL DE 2021 (Revogada)

PORTARIA Nº 265, DE 20 DE SETEMBRO DE 2021 (Revogada)

PORTARIA Nº 68, DE 12 DE ABRIL DE 2022 (Revogada)

PORTARIA Nº 262, DE 29 DE SETEMBRO DE 2022  (Vigente)

Clique aqui e acesse o Regimento Interno do Napne do Campus Itapina


 

 

 

 

 

A atuação do Napne será norteada pelos seguintes princípios: Respeito aos Direitos Humanos; Educação de qualidade para todos; Acolhimento à diversidade; Acessibilidade e autonomia; Gestão participativa; Parceria com a comunidade escolar e com a sociedade civil; Inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

São objetivos do Napne: identificar os discentes com necessidades específicas no campus; orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres; contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem; orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas; contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental; promover junto à comunidade escolar ações de sensibilização para a questão da educação inclusiva e de formação continuada referente a essa temática; articular parcerias e convênios para troca de informações, experiências e tecnologias na área inclusiva, bem como para encaminhamento ao AEE; contribuir para o fomento e a difusão de conhecimento acerca das Tecnologias Assistivas; colaborar com a Comissão de Processo Seletivo no sentido de garantir as adaptações necessárias para os candidatos com necessidades específicas que realizarão os exames de seleção para os cursos do Ifes; assessorar outros setores do campus na promoção da acessibilidade de forma extensiva a toda a comunidade escolar; contribuir para que o Projeto Pedagógico Institucional do Ifes contemple questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade.

 


 

 

 

 

 

Os Napne's do Ifes foram instituídos pela diretriz da ação TEC NEP - Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para pessoas com necessidades educacionais especiais, desenvolvido a partir do ano de 2002, pelo Ministério da Educação.

O Napne do Ifes - Campus Itapina foi criado pela Portaria nº 61 de 08 de maio de 2008 e alterada pela Portaria nº 72 de 24 de março de 2009, nomeando a Pedagoga Denilce Salvador como Coordenadora (2009-2018). A Coordenação do Napne teve contribuições da Professora Marta Cristina Teixeira Leite, Professora Josiane Beltrame Milanesi, Professora Katia Silene Zorthêa e atualmente está na responsabilidade do Professor Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves (2022).

Desde sua criação, o Napne tem acompanhado alunos com diferentes tipos de necessidades específicas, na perspectiva inclusiva realiza paralelamente um trabalho colaborativo com estudantes e professores. Ao longo dos anos, inúmeras atividades foram desenvolvidas, dentre elas podemos citar: Curso Básico e Intermediário de LIBRAS; Criação e apresentações do coral de LIBRAS; Curso sobre deficiência visual; Participação em eventos Científicos e na Construção do Jardim Sensorial no Campus Itapina; Garantia de campo de estágio formativo na educação.

Além dessas atividades também foram ofertadas palestras para professores e equipe pedagógica do campus; Parcerias com outras instituições; Exposições das tecnologias assistivas presentes no campus; Momentos/ações de conscientização e sensibilização com todos os alunos do campus; Estabelecimento de Projeto de extensão. Foram muitos colaboradores:

PORTARIA Nº 294 DE 20 DE OUTUBRO DE 2017

PORTARIA N° 114 DE 03 DE ABRIL DE 2018

PORTARIA N° 375 DE 06 DE SETEMBRO DE 2018

PORTARIA Nº 378, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2019

PORTARIA Nº 287, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2020

PORTARIA Nº 96, DE 30 DE ABRIL DE 2021

PORTARIA Nº 265, DE 20 DE SETEMBRO DE 2021


 

 

 

 

 

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