Página inicial > Notícias > Campus Itapina comemora os 20 anos da Lei de Libras

Campus Itapina comemora os 20 anos da Lei de Libras

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 13h06 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 13h10

20 anos da Lei de Libras! Uma conquista! Uma história!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes – Campus Itapina comemorou no último dia 24 de abril, os 20 anos da criação da lei que reconhece legalmente a Língua Brasileira de Sinais – Libras. A Lei Nº 10.436 reconhece a Libras como forma de comunicação e expressão, capaz de transmitir ideais e fatos a partir de uma perspectiva visual.

Segundo a professora Carla Rejane Rejane de Paula Barros Caetano, Coordenadora Adjunta do NAPNE do campus Itapina, a Libras não nasceu em 2002, “ela evoluiu naturalmente tendo como marco a criação do antigo “Instituto Imperial dos Surdos-Mudos” em 1857, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.”

A partir da criação do Instituto Imperial dos Surdos-Mudos a língua utilizada pelos surdos brasileiros se desenvolveu como forma e necessidade de comunicação deste grupo social. Ainda de acordo com a professora Carla Rejane “isto é o que acontece com qualquer língua natural, tal como é o português ou o espanhol, e com a Libras não foi diferente. Ela também é uma língua natural, produzida, não por via oral, mas pelas mãos e percebida pela visão, ao contrário das línguas orais que são captadas pela audição. ”

Libras é língua e tem gerado interação e fortalecimento de uma comunidade que envolve surdos, enquanto principais protagonistas, familiares de surdos e Tradutores Intérpretes e ainda amigos de surdos, muitos destes participantes de associações de surdos.

O Campus Itapina vem buscando promover o uso e difusão da Libras, já tendo ofertado cursos de extensão em Libras para a comunidade interna e externa, além de disponibilizar semestralmente a disciplina de Libras como obrigatória para cursos de licenciatura e optativa para os bacharelados. O Campus oferece também o serviço de tradução e interpretação da Libras e Língua Portuguesa para estudantes surdos e estes, enquanto público alvo da Educação Especial, contam com apoio do NAPNE do para sua acessibilidade e adaptações necessárias.

SAIBA MAIS SOBRE O NAPNE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne, é um órgão de natureza consultiva e executiva, de composição multidisciplinar, instituído em cada campus do Ifes por meio de portaria da Direção Geral. O Núcleo tem por finalidade desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência, participação, aprendizagem e conclusão com aproveitamento, em todos os níveis e modalidade de ensino.

A coordenação do Napne no Campus Itapina é exercida pelo Professor Nahun Thiagor Lippaus Pires Gonçalves, nos termos da legislação vigente.

Napne