Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Neaa

Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2018, 14h54 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 10h42

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

 

O Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia - NEAA do Campus Itapina, é um órgão colegiado vinculado à Coordenadoria Geral de Extensão.

Integrado e presente ao NEAA se encontra o Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA. Ambos se constituem como espaços para o desenvolvimento de estudos, ensino, pesquisa e, principalmente, extensão.

O NEAA pode, também, ser ampliado como programa estruturante para o desenvolvimento de técnicas de manejo e processos formativos com a comunidade local, bem como espaço para práticas de ensino, pesquisas e extensão em Sustentabilidade e Agroecologia.

O Núcleo nasce a partir da necessidade de demanda sócio educacional específica no que tange ao fortalecimento de um diálogo em rede realizado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo visando, ao mesmo tempo, estimular os estudantes e servidores do Campus Itapina a utilizarem alternativas metodológicas condizentes com o contexto socioambiental contemporâneo, aproximando o ensino, a pesquisa e, prioritariamente, a extensão. Contempla a área da Educação Ambiental e Agroecologia, procurando também, potencializar o diálogo entre a educação básica e o meio acadêmico.

Diante de um quadro cada vez mais ameaçador em que se encontram os sistemas responsáveis pela manutenção da vida, impõem-se a necessidade de ações que promovam e/ou incentivem outros arranjos produtivos e formas sustentáveis de se relacionar com o espaço. É nesse sentido que a proposta do Núcleo objetiva promover e desenvolver estudos, pesquisas e extensão de caráter interdisciplinar bem como integrar e potencializar ações e práticas já existentes, articuladas com diferentes setores da sociedade, buscando contribuir com construção de socieadades comprometidas com a sustentabilidade socioambiental da comunidade onde se insere o NEAA, bem como, também, potencializar as ações em rede no Instituto Federal do Espírito Santo.

O caráter do Núcleo é transdiciplinar e multidimensional, devendo estar sempre aberto à comunidade e apresenta como metas incrementar a comunicação, o debate e a reflexão entre educadores, professores e estudantes esperando-se com isso contribuir com o desenvolvimento, responsável ambientalmente, da região em que se encontra o Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina. Ao mesmo tempo, almeja potencializar a rede de Educadores Ambientais e fomentar a criação de outros Núcleos de Educação Ambiental.

Espera-se, ainda, que a criação do Núcleo estimule o debate e a reflexão em torno da problemática ambiental, presente em contexto local e global, podendo sensibilizar, conscientizar e provocar outras relações com espaço no qual convivemos.

A coordenação Geral do NEAA no Campus Itapina é exercida pela Professora Elisa Cristina Soares de Carvalho ou pelos membros da coordenação do núcleo, nos termos da legislação vigente.

Coordenação Geral do NEAA
Elisa Cristina Soares de Carvalho
Portaria nº 21 de 10/02/2023
elisa.carvalho@ifes.edu.br
27 3723-1221

Coordenação Geral do NEAA - Coordenação Adjunta
Vitório Correa Junior
Portaria nº 21 de 10/02/2023
vitorio.junior@ifes.edu.br
27 3723-1221

Conheça a equipe do NEAA do Campus Itapina

Coordenador Geral: Elisa Cristina Soares de Carvalho

Coordenador Geral Adjunto: Vitório Correa Junior

Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental: Flavia Nascimento Riberio

Coordenadora do Núcleo de Agroecologia: Alessandra Maria Advincula Pires

Membros Servidores: Alexandre Gomes Fontes ,Anderson Mathias Holtz, Bruno Andreatta Scottá, Cassiano Perini Gujanwski, Geraldo Pereira de Araújo, Gilcimar Coelho, Jadier de Oliveira Cunha Junior, João Batista Pereira Correa, Kátia Silene Zorthêa, Leandro Glaydson da Rocha Pinho, Maria Tereza Ferreira de Morais ,Patrícia Soares Furno Fontes, Raphael Magalhães Gomes Moreira, Ronilda Lana de Aguiar,Tessa Chimalli.

Membros Discentes: Luca Temponi, Arnaldo Nickel Neto, Pedro Xavier de Paula Neto, Vitória Silva Correa.

Membro Externo: Alexandre Taffner Chiabai,Lorena Rafaela da Rocha Alcântara.

Clique aqui e acesse o Regimento Interno do NEAA.

Clique aqui para baixar a portaria nº 341 de 2018 (Revogada).

Clique aqui para baixar a portaria nº 64 de 2021 (Revogada).

Clique aqui para baixar a portaria nº 157 de 2021 (Revogada).

Clique aqui para baixar a portaria nº 140 de 2022 (Revogada).

Clique aqui para baixar a portaria nº 182 de 2022 (Revogada). 

Clique aqui para baixar a portaria nº 193 de 2022 (Revogada).

Clique aqui para baixar a portaria nº 253 de 2022 (Revogada).

Clique aqui para baixar a portaria nº21 de 2023 (Vigente).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página