Página inicial > Notícias > EM ABRIL A COR É AZUL!

EM ABRIL A COR É AZUL!

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 14h52 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2022, 13h04

No dia 02 de Abril comemoramos o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2007), para nós do Ifes Itapina é um mês de sensibilização e um ano letivo inteiro de ações de conscientização e inclusão. Falando em inclusão, você sabia que no dia 14 de Abril também é comemorado o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva? Vamos conversar sobre isso!

Em 2020 a ONU deu destaque na conscientização sobre o Autismo centrado na transição para idade adulta das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já em 2021 nos convidou a pensar sobre a importância de inclusão no mercado de trabalho. Dois importantes aspectos que se articulam com o tema de 2022 – um pedido por Educação Inclusiva! Todos esses temas e compreensões fazem parte do cotidiano escolar dos estudantes nos Institutos Federais do Espírito Santo aqui no campus Itapina e demais campus.

As pessoas com Autismo, ou dentro do Espectro Autista podem apresentar dificuldades no desenvolvimento comunicacional, social, comportamental entre outros, o que exige novas posturas sociais, métodos e formas de pensar o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva. Já parou para pensar no uso do termo “espectro”? Na perspectiva inclusiva o termo objetiva demonstrar as inúmeras personalidades e intensidades sintomáticas, voltados para amplitude e complexidade humana singular de cada pessoa com Transtorno do Espectro do Autista (TEA).

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do Ifes Itapina colaborou durante toda pandemia da Covid-19 (2020-2021) com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e continua seu trabalho presencialmente (2022), facilitando e promovendo acessibilidade a educação pública de qualidade, promovendo serviços, ações de sensibilização e inclusão escolar dos estudantes com necessidades específicas, entre eles, as pessoas com Autismo. Saiba mais sobre nosso Núcleo:

O IFES Itapina destaca a importância da educação no processo de inclusão, respeito, reconhecimento e acessibilidade. Nessa assertiva apoiando a temática nacional Lugar de autista é em todo lugar “de 2022, frase de Fátima de Kwant uniremos forças e usaremos as hashtags:

#AutistaEmTodoLugar

#AutistaEmTodoIfes

#MaisEducaçãoInclusiva

Durante todo Mês de Abril lançaremos nas redes sociais do nosso Ifes - Itapina informes e campanhas de sensibilização e conscientização sobre o Autismo. Nos próximos meses também será elaborado e distribuído o primeiro fascículo digital NAPNEWS IFES ITAPINA, com informes voltados para esse movimento de inclusão e respeito das pessoas com necessidades específicas no acesso a educação. Junte-se a nós e colabore! Saiba mais em: