Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Ifes fará transição para ensino flexível a partir do próximo mês
Início do conteúdo da página

Ifes fará transição para ensino flexível a partir do próximo mês

Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 09h17 | Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 09h17

Em agosto e setembro, serão priorizadas aulas práticas dos alunos finalistas.

O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) deliberou, em reunião nesta sexta-feira (23), pela transição das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) para um modelo de ensino flexível na instituição a partir do próximo mês. O ensino flexível prevê a combinação de atividades presenciais e não presenciais, e foi regulamentado na instituição pela Portaria n.1.119/2021.

Conforme a decisão do conselho, durante os meses de agosto e setembro, será iniciada a transição com a priorização de aulas de campo e de laboratório dos alunos finalistas. A partir de outubro, o retorno dos demais estudantes será escalonado, utilizando a estratégia de ensino flexível. Os campi vão definir a organização da transição e comunicar aos estudantes o passo a passo.

O Ifes já conta com documentos que definem as diretrizes e protocolos de biossegurança (como distanciamento, uso de máscaras, número de pessoas permitidas em cada ambiente, entre outros) para o retorno gradual seguro às atividades presenciais.

Além disso, segue em vigor a Portaria n. 18/2021, alterada pelas portarias nº 1.149/2021 e nº 1.161/2021, que prevê que presença de servidores e empregados públicos em cada ambiente de trabalho não deverá ultrapassar 30% do limite máximo de sua capacidade física, mantendo-se o distanciamento mínimo de um metro entre os agentes públicos, caso o município esteja classificado como verde (baixo risco) no Mapa de Risco do Governo do Estado.

O documento também prevê que devem ser priorizados para a execução de trabalho remoto, aqueles que se autodeclararam como parte de grupo de risco ou responsáveis únicos por criança em idade escolar, entre outros. A organização do trabalho presencial e remoto deve ser feita e repassada aos servidores por cada unidade do Ifes.

Acesse a Resolução CS 36/2021, que estabelece a transição para o ensino flexível no Ifes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ACS - Ifes - Reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página