Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Exposição com artistas neurodivergentes começa no dia 4 de abril no Campus Serra
Início do conteúdo da página

Exposição com artistas neurodivergentes começa no dia 4 de abril no Campus Serra

Publicado: Domingo, 14 de Abril de 2024, 11h01 | Última atualização em Domingo, 14 de Abril de 2024, 11h01

Abertura contará com show da artista Ilus.

O Coletivo Atipicamente, que é composto em sua maioria por artistas com neurodivergências, abre exposição na próxima quinta-feira (4), às 19 horas, Ifes Campus Serra. A mostra denominada “Olhar Neurodiverso” reúne cerca de 18 trabalhos de 11 artistas, com diversas técnicas como pintura, desenho, poesia e audiovisual. A abertura no dia 4 contará com apresentação musical da artista Ilus, que costuma se denominar como artista e autista.

A exposição conta com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). As obras trazem o olhar dos artistas tanto para as questões internas, quanto para dificuldades impostas pela sociedade por conta do capacitismo, falta de empatia e de apoio para suas necessidades.

“A maioria dos artistas possui alguma neurodivergência como autismo e TDAH. Ter a oportunidade de levar essa exposição para o Ifes é muito gratificante porque a instituição busca garantir a acessibilidade em cursos e o suporte aos alunos com necessidades específicas por meio dos Napnes”, afirma Déborah Corrêa, produtora cultural e artista.

O coletivo ainda fará proposta de oficina e conversa com artistas. “Alguns artistas vão auxiliar alunos atendidos pelo Napne do Campus Serra para produzir obras que serão incluídas posteriormente nesta mostra. Também pretendemos ter um momento em que os artistas conversarão com os alunos para entender sobre o processo de criação e os desafios que as neurodivergências trazem à produção das obras”, contou.

A exposição fica aberta ao público até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, sem necessidade de agendamento.

Mais sobre a exposição:

Artistas
Max dos Santos
Angelica Reckel
Pierre da Silva Queiroz
Jubilee Cotner
Paula Amorim Rodrigues
Enyo Soares
Gabriel Mathias C Ribeiro
Maria Gabriele Cecile Santana
Déborah Corrêa
Henning Gabriel Villarroel Requena
Mey Haruno
Ilus
Yzá Aworan

Produção Cultural
Déborah Corrêa

Curadoria
Angélica Reckel

Design
Jamily Rossi

registrado em:
Fim do conteúdo da página