Neabi promove temática de poesia visual no dia dos povos indigenas
19 de abril – Dia dos povos Indígenas –
O dia 19 de abril marca, no Brasil, a luta dos povos originários. Trata-se de garantir e ampliar momentos de reflexões sobre a força social e política do povo indígena, além de reconhecer seu papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Seus saberes ancestrais nos revelam uma rica cultura formada por diversos costumes e línguas, que mantêm viva uma relação sustentável com a natureza.
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi, do Ifes campus Itapina trabalha com a temática das relações afro-brasileiras e indígenas. E não poderia deixar de aproveitar o momento para ampliar o debate sobre a relevância das lutas sociais dos povos indígenas e de seu protagonismo na construção da identidade brasileira, no intuito de colaborar para a desconstrução de estereótipos, equívocos e preconceitos, além de contribuir para o reconhecimento das diversidades, singularidades e multiculturalidades dessas vozes ancestrais.
Neste caminhar, por orientação da professora Sandra Amaral, os alunos dos cursos Técnico em Agropecuária, Zootecnia e Alimentos, dialogaram com a temática por meio da Poesia Visual. A técnica combinou os efeitos visuais da linguagem da arte com a escrita, causando uma experiência estética e sensorial única. Longe dos olhos prevalece a imagem, mas ao aproximar vai se revelando a mensagem textual. Fica então o convite para apurar o olhar.
Que nesta dada, assim como nos demais dias do ano, possa prevalecer o respeito à vida em toda sua diversidade!
Redes Sociais