Página inicial > Visitas Técnicas > Alunos de Agronomia visitam propriedade rural Agroecológica em Nova Venécia

Alunos de Agronomia visitam propriedade rural Agroecológica em Nova Venécia

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 18h34 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 18h46

Alunos da disciplina de Agroecologia do curso de Agronomia realizam Visita Técnica em propriedade rural agroecologica em Nova Venecia.

Alunos da disciplina de Agroecologia do curso de Agronomia do Ifes Campus Itapina visitaram no dia 13 de abril, o Sítio São Lucas em Nova Venécia, Noroeste do Espírito Santo.

Os alunos foram recebidos com café da manhã orgânico, logo após uma roda inicial de conversa sobre a família deu início aos trabalhos da visita técnica. Os alunos verificaram o trabalho desenvolvido em Agroecologia e Biodinâmica através de visita às áreas de produção, abordando todas as técnicas desenvolvidas na propriedade.

A visita técnica foi organizada pela professora Tessa Chimalli, que ministra o componente curricular de Agroecologia. De acordo com a professora Tessa, "a visita foi realizada no Sítio São Lucas, por ser um exemplo de propriedade rural de base familiar, que trabalha dentro dos princípios da agroecologia e da biodinâmica há mais de 12 anos, e que possui sustentabilidade em vários aspectos, ambientais, sociais, culturais e econômicos.

Durante a visita, os alunos puderam vivenciar vários aspectos práticos estudados em sala de aula, como por exemplo: a Rotação de cultura, tratos culturais, manejo de solo, conservação de sementes crioulas, adubação verde, adubação orgânica, preparados biodinâmicos, qualidade do café, qualidade de vida, plantas medicinais, saúde do solo, solo vivo, comercialização direta, certificações para a produção orgânica, valorização da produção, alimentação, importância de alimentos saudáveis e tratamento de efluentes.

As visitas técnicas são muito importantes, pois os alunos podem assimilar melhor os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e visualizar novas realidades perspectivas sobre suas carreiras e profissão. No campus Itapina, as visitas técnicas são idealizadas pelos professores das disciplinas e submetidas a Equipe Gestora. Se aprovada, a visita é agendada e as coordenadorias que cuidam da logística e alimentação da visita (quando há necessidade) são comunicadas. Entre as coordenadorias que apoiam as visitas, podemos destacar a Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes e a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição.

Ficou interessado no curso de Agronomia, clique aqui.

Para maiores informações ligue para (27) 3723-1259.