Página inicial > Núcleos > NRI > NRI > UNILA - Mobilidade Acadêmica

UNILA - Mobilidade Acadêmica

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 18h33 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 18h33

UNILA - Mobilidade Acadêmica

O que é mobilidade acadêmica?

É o afastamento do estudante da sua universidade de origem para realizar parte de seus estudos em outras universidades do país ou estrangeiras. A mobilidade permite ao estudante conhecer e interagir com outras culturas e outros métodos de ensino, enriquecendo sua formação. Quando realizada no exterior, possibilita o aprimoramento da língua estrangeira.

O que é a UNILA?

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), criada em 2010, tem sede e foro na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná.

Sua missão institucional é a de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A vocação da UNILA é o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com países integrantes do Mercosul e com os demais países da América Latina. Os cursos oferecidos são em áreas de interesse mútuo dos países da América Latina, sobretudo dos membros do Mercosul, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a integração regionais.

A UNILA foi criada para oferecer ensino superior a estudantes de todo o mundo em especial os de origem latino-americana. Atualmente, a Universidade possui o maior número de matrículas de alunos estrangeiros do Brasil contando com alunos de graduação oriundos de 35 nacionalidades. A universidade conta com 29 cursos de graduação divididos em quatro institutos.

Fotos da Unila (https://portal.unila.edu.br/institucional)

Quais os cursos de graduação oferecidos?

QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superiores brasileiras, que tenham integralizado no mínimo 20% da carga horária letiva e que não acumulem mais que 02 reprovações nos últimos dois semestres letivos.

Quanto tempo posso estudar lá?
De 6 a 12 meses.

PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS
Os estudantes deverão procurar as informações iniciais junto às instituições de origem.

Atendidas as exigências, a instituição de origem deverá encaminhar ao Setor de Mobilidade Acadêmica da UNILA os seguintes documentos:
a) Carta de Apresentação do estudante
b) Requerimento de participação padrão ANDIFES
c) Histórico Escolar original atualizado
d) Documento de identificação

PRAZOS PARA INSCRIÇÕES:

Prazo para primeiro semestre: 30/10
Prazo para segundo semestre: 30/05

A documentação será enviada ao coordenador do curso do Ifes pleiteado para verificação de possibilidade de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida (s) (existência de vagas).

Em caso de aprovação, será enviado correio eletrônico à Instituição remetente com a carta de aceite do estudante. Ao final do Programa de Mobilidade Acadêmica, se emitirá certificado comprobatório da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo estudante, com notas, frequência e resultados finais obtidos para envio à Instituição de origem.

Quais as disciplinas que posso me inscrever?

Obrigatórias: Espanhol básico 1 e Fundamentos da América Latina.

Além destas, de caráter eletivo, ou seja, de livre escolha do estudante orientado previamente pelo coordenador do curso da instituição (Ifes) de origem do estudante, qualquer disciplina que haja disponibilidade dos cursos de graduação da UNILA.

Acesse o QRcode do NRI Campus Itapina para ter acesso aos links do site da UNILA e dos seus cursos de graduação.

Dúvidas: e-mail do NRI: nri.itapina@ifes.edu.br.

LINKS  informativos:

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE