Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia realizam aula de campo no Instituto Terra
Início do conteúdo da página

Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia realizam aula de campo no Instituto Terra

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 14h46 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 15h00
imagem sem descrição.

 

Os estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, realizaram uma aula de campo no Instituto Terra, localizado em Aimorés, no estado de Minas Gerais. A visita ocorreu no último dia 26 de novembro e foi coordenada pelas professoras Flávia Nascimento Ribeiro, Kátia Silene Zorthêa, Carla Rejane de Paula Barros Caetano, Cláudia de Souza Nardoto e pelo professor Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, envolvendo os componentes curriculares de “Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências da Natureza”, “Avaliação e Educação”, “Educação e Sustentabilidade”, “Fundamentos e Metodologias da Gestão Escolar” e “Pesquisa Educacional”. Trata-se de uma atividade integrada e que teve como objetivo, a partir da sua pertinência pedagógica, em compreender o processo de Educação Ambiental, bem como as ações do Instituto são desenvolvidas visando aproximar e conscientizar a comunidade sobre a importância da restauração e da preservação de ecossistemas naturais. Além disso, cabe destacar que o Instituto já é um parceiro do campus, desenvolvendo ações junto ao Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia (NEAA).

Dessa forma, segunda a professora Flávia Ribeiro “ao promover essa ação integrada, conseguimos associar Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, por meio da Alfabetização Científica e Educação Ambiental”. De acordo com aluna Amanda Ortolan, “a visita proporcionou uma maior compreensão em relação ao papel do gestor escolar frente às temáticas contemporâneas e trabalhar os conceitos de Sustentabilidade”.

De acordo com as professoras Kátia e Carla, a realização dessa atividade integrada, “espera-se que os estudantes, além de conhecerem práticas em Educação Ambiental e Sustentabilidade, possam trazer para as suas práticas cotidianas mudanças de atitude e comportamento, bem como trazer a sua inserção no campo de atuação de forma transversal.”

Participaram 25 estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia e um aluno convidado da Licenciatura em Ciências Agrícolas, que conheceram a história do Instituto Terra, bem como as suas ações relevantes para os campos da Educação Ambiental, Conservação e Preservação Ambiental.

Saiba Mais

Cique no link para conhecer mais sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenadoria de Licenciatura em Pedagogia

Flavia Aula Pratica02

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira /  Luara Carolinne Veloso Silva

(27) 3723-1216

ccse.itapina@ifes.edu.br

Texto: Flavia Nascimento Ribeiro

Publicação: José Emílio Oliveira

Revisão: José Emílio Oliveira

Arte: José Emílio Oliveira

registrado em:
Fim do conteúdo da página