Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza atividades em homenagem ao dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Campus Itapina realiza atividades em homenagem ao dia da Consciência Negra

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 10h04 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 10h04

Semana Nacional da Consciência Negra será realizada entre os dias 18 e 22 de novembro.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi do Ifes Campus Itapina, está promovendo várias atividades em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. A data foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, no dia 09 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei nº 12.519/2011).

Durante a semana, do dia 18/11 a 22/11, diversas atividades organizadas pelo Neabi em parceria com a Coordenadoria Geral de Ensino - CGEN e com a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição - CAN do campus promoverão homenagens e reflexões em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.  

De acordo com a coordenadora do Neabi no Campus Itapina, servidora Elisângela Madeira Coelho, "O Negro é história no Brasil, e sua história é cultura, é saber, é aprender, é arte, e assim queremos fazer desconstruções e promover o respeito para com a diferença". A Semana da Consciência Negra no Campus Itapina está composta por apresentações culturais, exposição de artesanato, teatro, filme, roda de conversa, II Colóquio Neabi com o tema "Persistentes Desigualdades Raciais e Resistências Negras no Brasil" onde teremos omo convidados para este debate, o professor Dr. Rodrigo da Silva Gourlart do Ifes Campus Itapina e a professora Msc. Rosane Rosa Dias do Ifes Campus Colatina e um cardápio especial, com a apresentação de pratos típicos e os sabores da culinária africana, serão apreciados pelos usuários do Restaurante Acadêmico do Campus.

Temos como intuito provocar a experimentação de como grupos excluídos re-existem por meio de manifestações culturais prenhes de significados de luta. A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Representa a luta dos negros contra a discriminação racial e pela igualdade social. As gerações de afro-descendentes que sucederam a época de escravidão sofreram e sofrem diversos níveis de preconceito. Vamos juntos nessa luta pela ressignificação do ser negro e a ampliação da luta contra o racismo.

Clique aqui e acesse o cardápio completo.

Clique aqui para acessar o site do Neabi.

Clique aqui e acesse a programação completa.

Programacao Neabi 2019

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página