Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza atividades em homenagem ao dia da Consciência Negra

Campus Itapina realiza atividades em homenagem ao dia da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 14h28 | Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 10h40

Semana Nacional da Consciência Negra será realizada entre os dias 19 e 23 de novembro.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi do Ifes Campus Itapina, está promovendo várias atividades em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

Durante a semana, do dia 19/11 a 23/11, diversas atividades organizadas pelo Neabi em parceria com a Coordenadoria Geral de Ensino - CGEN e com a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição - CAN do campus promoverão homenagens e reflexões em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.

De acordo com a coordenadora do Neabi no Campus Itapina, servidora Elisângela Madeira Coelho, "O Negro é história no Brasil, e sua história é cultura, é saber, é aprender, é arte". No decorrer da semana, teremos exposição de pintura africana em telhas e exposição de objetos afro e indígenas, teatro, vídeo clip de cantores negros, reflexão e debate sobre "Dizem que não há racismo no Brasil" e um cardápio especial, com a apresentação de pratos típicos e os sabores da culinária africana será apreciado pelos usuários do Restaurante Acadêmico do campus.

Segundo o professor de Filosofia do Campus Itapina e membro do Neabi, "Mexer com este tema dói, causa sofrimento, provoca grande desconforto. Mas esta doença precisa ser constantemente iluminada e trazida à tona. Todos nós sabemos que aquilo que nunca é lembrado parece que nunca existiu. Então o Neabi realiza nesta semana esta missão essencial. Lembremo-nos do que aconteceu: lembrar, para não mais repetir".

O Cardápio especial em homenagem a Semana Nacional da Consciência Negra, elaborado pela Coordenadoria de Alimentação e Nutrição, terá no almoço: Angu (na segunda-feira), Pirão (na terça-feira), Cuscuz (na quarta-feira), Quibebe (na quinta-feira) e feijoada e farofa (na sexta-feira). No jantar será servido Mandioca cozida (na segunda-feira), Feijoada e Farofa (na terça-feira), Angu (na quarta-feira, Pirão (na quinta-feira) e Quibebe (na sexta-feira).

A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultura que os negros têm de si mesmos. Representa a luta dos negros contra a discriminação racial e pela igualdade social. As gerações de afro-descendentes que sucederam a época de escravidão sofreram e sofrem diversos níveis de preconceito. A data foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, no dia 09 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011).

Clique aqui e acesse o cardápio completo.

Clique aqui para acessar o site do Neabi.

Programação Semana da Consciência Negra - Ifes Campus Itapina

Terça-feira (20-11)

- Mostra de pinturas africanas e indígenas em telha.
Local: corredor do Prédio Pedagógico, próximo à Cantina
Produção e coordenação:  alunos(as) do 1ºD e prof. Maria da Penha Corona
Apoio: Neabi

- Exposição de objetos de cultura indígena
Local: corredor do Prédio Pedagógico, próximo ao CGP
Produção e coordenação:  alunos(as) do 1ºF e prof. Maria da Penha Corona
Apoio: Neabi

- Os membros do Neabi passarão nas salas para divulgação de texto reflexivo sobre o dia da Consciência Negra.

Quinta-feira (22-11)

- Apresentação e degustação de comidas típicas
Local: Miniauditório do Complexo de Laboratórios
Horário: 13:55 às 15:30