Página inicial > Visitas Técnicas > Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Itapina realizam visita técnica na biorregião do Caparaó

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 07h52 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 08h57
imagem sem descrição.

Participaram da atividade os estudantes dos 6º e 8º períodos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus.

Nos dias 24 e 25 de novembro, estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, dos 6ªº e 8º períodos, realizaram uma visita técnica à biorregião do Caparaó Capixaba. Trata-se de uma atividade integrada planejada e realizada pelos professores dos componentes curriculares “Fundamentos e Metodologias de Ensino de Ciências da Natureza” (ministrada pela Profª Flávia Ribeiro), “Avaliação Educacional” (ministrada pela Profª Kátia Silene Zorthêa) e “Fundamentos e Metodologia da Geografia” (ministrada pelo Profº Rosinei Ronconi). Teve como objetivo promover vivências e práticas de Educação Ambiental em espaços não-escolares.

Os estudantes do Campus Itapina realizaram dois dias de visitação. No primeiro dia (24/11), eles conheceram o Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (Peama) localizado no Ifes Campus Alegre, onde foram acolhidos e guiados pelo servidor e educador ambiental, Marco Antônio Sathler (Tuim). Foi compartilhado um histórico sobre o local, seu processo de ocupação e, depois, foi realizada uma trilha com as turmas.

Após à visitação ao Peama, o grupo dirigiu-se ao Horto Municipal de Alegre, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) “Laerth Paiva Gama” que, também, é um Centro de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Na ARIE, realizaram uma vivência envolvendo o meliponário e a Educação Ambiental. A atividade foi conduzida pela equipe Secretaria de Meio Ambiente de Alegre em conjunto com a um grupo de pesquisadores da Ufes, campus Alegre, por meio do Projeto Poliniza Caparaó. O Projeto tem o objetivo de promover a conscientização e a formação de agricultores familiares, estudantes e a comunidade em geral acerca da importância da preservação das abelhas nativas sem ferrão e tem como meta realizar a instalação de jardins de mel dentro da Universidade, na área experimental do CCAE, e também em parques urbanos da cidade de Alegre.

O segundo dia da visitação (25/11), foi realizada uma vivência na Pousada e Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) “Águas do Caparaó”, no qual a educadora ambiental Dalva Ringuier fez uma intervenção com os estudantes, abordando a importância da preservação, conservação e do trabalho de Educação Ambiental em espaços escolares e não-escolares, destacando o bioma Mata Atlântica. Os estudantes tiveram a oportunidade de realizarem a trilha e, no trajeto, identificar algumas espécies florísticas identificadas dentro da Reserva. Segundo a professora Flávia N. Ribeiro, “esse momento foi riquíssimo, pois os estudantes o projeto "Impercepção botânica", do Laboratório de Botânica do campus Alegre (Labot), em parceria com a RPPN, proporciona aos visitantes não só a identificação da espécie, mas uma maior compreensão sobre as características das plantas, pois nas placas estão impressos QRCodes que direcionam os visitantes para o Instagram do Labot e lá constam fotos e informações detalhadas sobre cada espécie.”

Entre os diversos temas abordados, pode-se destacar as práticas e metodologias de Educação Ambiental em espaços não escolares. Ademais, a importância da preservação, conservação do meio ambiente. De acordo com o estudante Bruno Ferraz (8º período), “a experiência vivenciada com essa visita técnica foi inesquecível e, se hoje me perguntarem, qual foi a melhor aula de Ciências, afirmo que foi esta aula de campo”.

Segundo a estudante Lorena Schneider (6º período) “que é preciso mais momentos como esses para a formação do pedagogo.”
Os professores coordenadores da ação destacam que tudo transcorreu conforme o planejado, deixando um gostinho de quero mais. E, segundo Rosinei, “precisamos pensar em um currículo mais integrado e com essas práticas e vivências formativas.”

Por fim, a professora Kátia Silene finaliza que “esses momentos deixam marcas e que são positivas nos campos de experiências dos nossos estudantes”.

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Marcela Alvina Pereira Groberio