Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Visitas Técnicas > Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária realizam visita técnica na Fazenda da Perobas Cacau
Início do conteúdo da página

Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária realizam visita técnica na Fazenda da Perobas Cacau

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 07h17 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 07h17

Aconteceu no dia 31/07/2023 a visita técnica da turma do 3º ano do curso técnico integrado em agropecuária do Ifes Campus Itapina, com a participação de 32 estudantes, acompanhados pelos professores José Claudio Valbuza, Rosinei Ronconi Vieiras e Frederico de Castro Figueiredo e o motorista do campus, João Evangelista dos Santos.

A visita aconteceu na Fazenda Santo Antônio - Perobas Cacau, situada em Bebedouro, distrito de Linhares/ES e teve como objetivo conhecer a estrutura local, o sistema de produção, beneficiamento, gestão e comercialização do cacau ali produzido.

Para o Prof. Valbuza uns dos destaques revelados pelo produtor, Sr. Ivo Bassini Sueiro, foi a obtenção da certificação de Indicação Geográfica – IG, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Tal instrumento, segundo Valbuza e Ivo, “está sendo bastante favorável para o reconhecimento da excelência de qualidade e rastreabilidade de seus produtos, das tradições familiares e até mesmo na valorização da propriedade.”

Para o Prof. Rosinei ”a visita técnica fortaleceu o processo formativo dos estudantes quanto a conciliação da atividade produtiva com a manutenção da floresta, potencializando, assim, a sustentabilidade socioambiental.”

O Prof. Frederico reforça que “a visita possibilitou aos alunos conhecerem parte da cadeia produtiva do cacau, desde o cultivo da planta até a industrialização do cacau, com a produção de diversificados produtos como o chocolate, o chá e o mel de cacau.”

Segundo Amanda Alcântara Leite, estudante da turma envolvida, a visita “ampliou os olhares para a cultura, em que víamos apenas chocolate em barra como mercadoria; conhecemos cerca de 18 produtos provenientes do cacau. Também foi reconhecida os sistemas cabruca, SAF e pleno sol, buscando a preservação da Mata Atlântica como uma relação de mutualismo.”

De acordo com Sr. Ivo, "é sempre bom e importante passar o conhecimento adiante, principalmente para jovens, sobre a cultura e beneficiamento do cacau, uma cadeia produtiva que sofreu bastante e que procuro contribuir com sua reestruturação. Para mim, quando recebo um grupo de estudantes que se propõe a aprender sobre o cacau, sobre o chocolate de qualidade, fico muito feliz."

No campus Itapina, as visitas técnicas são idealizadas pelos professores das disciplinas e submetidas à Equipe Gestora. Se aprovada, a visita é agendada e as coordenadorias que cuidam da logística e alimentação da visita (quando há necessidade) são comunicadas. Entre as coordenadorias que apoiam as visitas, podemos destacar a Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes e a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição.

registrado em:
Fim do conteúdo da página