Página inicial > Visitas Técnicas > Estudantes do Curso Técnico em Alimentos realizam visita técnica na fábrica Reinholz Chocolates

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 11h18 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 11h18

No dia 28 de julho os estudantes do 1º ano do Curso Técnico de alimentos Integrado ao ensino medio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, realizaram uma visita técnica a Reinholz Chocolates, em Colatina/ES.

A visita foi organizada pelas professoras Majorie Mara Malacarne e Selma Garcia Holtz, que lecionam no curso técnico em alimentos Integrado ao ensino medio, com o objetivo de aproximar os estudantes da história do cacau e das indústrias de processamento artesanal.

A visita técnica permite que os estudantes consigam integrar seus conhecimentos a áreas do curso como, tecnologia de produtos de origem vegetal I e II, microbiologia geral e de alimentos, gestão e empreendedorismo.

A professora Majorie ressalta a importância da vivência prática de assuntos que são abordados no curso de maneira teórica, como por exemplo o beneficiamento do cacau, as reações químicas envolvidas no processo produtivo do chocolate, além da análise de rótulos e da composição química dos alimentos consumidos pelos alunos" Além de todas as informações, os estudantes ficam muito mais interessados e empolgados, melhorando o processo de aprendizagem.”

Com todo o conhecimento adquirido na visita técnica os estudante poderão apresentar um trabalho mais completo na Semana de Arte e Cultura de 2023, na qual irão abordar a temática do cacau no âmbito do estado do Espírito Santo e, claro, carregar a experiência por toda a vida profissional.

No campus Itapina, as visitas técnicas são idealizadas pelos professores das disciplinas e submetidas à Equipe Gestora. Se aprovada, a visita é agendada e as coordenadorias que cuidam da logística e alimentação da visita (quando há necessidade) são comunicadas. Entre as coordenadorias que apoiam as visitas, podemos destacar a Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes e a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição.