Página inicial > Visitas Técnicas > Estudantes do Campus Itapina realizam visita técnica em Laboratório do Ceunes

Estudantes do Campus Itapina realizam visita técnica em Laboratório do Ceunes

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 12h03 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 13h56
imagem sem descrição.

Estudantes do curso de Agronomia realizaram Visita Técnica no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do Ceunes da Ufes de São Mateus.

Estudantes do 6º período de agronomia do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina visitaram na última quinta-feira (30/06) o Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Ceunes, em São Mateus, município do Norte do Espírito Santo. Os estudantes, conheceram o Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do Ceunes, suas instalações e as técnicas utilizadas na propagação de plantas in vitro.

A visita técnica foi organizada pelas professoras Elisa Cristina Soares de Carvalho e Carolina Maria Palácios de Souza, que lecionam o componente curricular de Propagação de Plantas. Durante a visita foram apresentados os modelos de como deve ser montado um laboratório para a cultura de tecidos vegetais, bem como o preparo do meio de cultivo, suas características e técnicas para se propagar uma planta em vitro. Segundo a professora Elisa "Por não possuirmos um laboratório de micropropagação no campus, a visita permite aos estudantes conciliarem o que é aprendido em sala de aula com a prática".

O laboratório é mantido pelo Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Agricultura Tropical (PPGAT) e cordenado pela Dra. Andreia Barcelos Passos Lima Gontijo. O laboratório tem como objetivo realizar propagação vegetativa por cultura de tecidos, atendendo a projetos de pesquisa na área de propagação vegetal. Ainda segundo a professora Elisa "a cultura de tecidos vegetais tem muitas finalidades, dentre elas seria a propagação de plantas in vitro (micropropagação), processo em que são produzidas plantas em condições controladas e livres de contaminantes, sendo a técnica estudada no componente de Propagação de Plantas". Atualmente são desenvolvidas pesquisas científicas com as espécies de Aechmea blanchetiana (Bromeliaceae), Alternanthera tenella (Amaranthaceae) e Piper nigrum (Piperaceae).

Durante a visita técnica, a estudante egressa do curso de Agronomia do Campus Itapina e atualmente mestranda do PPGAT, Diana Gonçalves Costa, recepcionou os estudantes.

As visitas técnicas são muito importantes, pois os alunos podem assimilar melhor os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e visualizar novas realidades perspectivas sobre suas carreiras e profissão. No campus Itapina, as visitas técnicas são idealizadas pelos professores das disciplinas e submetidas a Equipe Gestora. Se aprovada, a visita é agendada e as coordenadorias que cuidam da logística e alimentação da visita (quando há necessidade) são comunicadas. Entre as coordenadorias que apoiam as visitas, podemos destacar a Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes e a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição.

Ficou interessado no curso de Agronomia, clique aqui.

Para maiores informações ligue para (27) 3723-1221.

2022 Visita Tecnica 30 06 2022 Sao Mateus 3

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Elizangela Maria Rodrigues / Luara Carolinne Veloso Silva

ccse.itapina@ifes.edu.br