Estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia realizam viagem de estudos e pesquisas na Escola Família Agrícola de Marilândia para compreender princípios da Pedagogia da Alternância

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 12h58 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 13h03

Como aprendem, convivem e se organizam alunos e professores em uma escola onde viver no campo e do campo são as ideias centrais?

Foi este o ponto de partida dos estudantes do 6º período do curso de Licenciatura em Pedagogia, que realizaram no último dia 22 de novembro uma aula diferente: conhecer de perto o dia a dia de uma Escola Família Agrícola (EFA), no município de Marilândia, noroeste do Estado.

Mais que realizar uma viagem de estudos e pesquisas didático-pedagógicas, os estudantes puderam perceber na prática como se dá uma experiência da Pedagogia da Alternância (PA), metodologia que faz parte do currículo do curso e que completa neste ano 50 anos de história no país. Nesta prática, o estudante fica na escola durante 01 semana, realizando as atividades propostas pelo corpo docente e na outra semana alterna o período de aprendizado com um tempo de estudos em casa, ao lado da família, auxiliando nas tarefas ligadas à rotina na comunidade rural onde vive.

“Essa viagem acontece desde que o curso de Pedagogia teve início no campus Itapina (há quatro anos), e tem se mostrado um momento rico de mediações, aliando todos os debates realizados em sala de aula com a realidade prática da escola”, analisa o professor da disciplina Princípios Epistemológicos da Pedagogia da Alternância, Rogério Caliari, que também é o coordenador do curso.

Para os estudantes que participaram da visita à Escola Família Agrícola de Marilândia (EFAM), o momento também serviu para compreender a importância da PA para quem vive no campo. “A PA tem um papel de relevância para quem vive no campo, traz uma perspectiva de um futuro melhor, mas sem perder a essência do campo”, afirma a estudante de Pedagogia Katiani de Souza Menezes.

Além de conversar com os alunos da EFAM, os estudantes de Pedagogia puderam entrevistar os professores (no contexto da PA, chamados de monitores); entender como é elaborado o Projeto Político Pedagógico nestes casos; como se dá a manutenção e financiamento da escola, além do relacionamento entre pais e corpo docente. Ou seja, em um dia, puderam viver a realidade de uma escola nativa da PA. “Conseguimos analisar diversos impactos da PA no universo educacional do campo, com esta visita”, completa a estudante Janaína da Silva Brum.

As visitas técnicas são muito importantes, pois os alunos podem assimilar melhor os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e visualizar novas realidades perspectivas sobre suas carreiras e profissão. No campus Itapina, as visitas técnicas são idealizadas pelos professores das disciplinas e submetidas a Equipe Gestora. Se aprovada, a visita é agendada e as coordenadorias que cuidam da logística e alimentação da visita (quando há necessidade) são comunicadas. Entre as coordenadorias que apoiam as visitas, podemos destacar a Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes - CAT e a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição - CAN.

Parceria

Fundada em 1997, a Escola Família Agrícola de Marilândia (EFAM) oferece cursos técnicos na modalidade concomitante, ou seja, Ensino Médio e Técnico acontecem ao mesmo tempo. O custeio das despesas da unidade também segue os princípios da Pedagogia da Alternância: é dividido entre Estado, a Associação de Pais de Alunos e a prefeitura do município.

Ficou interessado no curso de Licenciatura em Pedagogia, clique aqui.

Para maiores informações ligue para (27) 3723-1259.

Texto: Elisangela Belo – Estudante do 8º período de Licenciatura em Pedagogia.