Página inicial > Visitas Técnicas > Alunos de Agronomia visitam Museu Mello Leitão e Instituto Nacional da Mata Atlântica

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 17h03 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 08h12

Alunos de Agronomia visitam o Instituto Nacional da Mata Atlântica em Santa Teresa.

Alunos do 1º período do curso de Bacharelado em Agronomia do Ifes Campus Itapina visitaram o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA (Museu Mello Leitão) em Santa Teresa, região Serrana do Estado do Espírito Santo.

A visita técnica foi proposta pela disciplina de Ecologia Básica do curso de Agronomia, ministrada pela professora Flavia Nascimento Ribeiro. A visita foi realizada no sábado, 09/11. Durante a visita os alunos foram acolhidos pelo monitor André Benaquio, do Ifes Santa Teresa, sendo que esta visita técnica foi uma proposta de articulação intercampi, para apresentação do Museu. Percurso em toda a extensão do Museu com paradas para explicações sobre a fauna, flora, história de Augusto Ruschi e a sua importância para a Ecologia.

De acordo com a Professora Flávia "por se tratar de uma aula de campo do componente “Ecologia Básica”, optou-se pelo INMA pela sua pertinência ecológica no bioma da Mata Atlântica. Logo, foi uma forma dos estudantes, na prática, vivenciarem uma área preservada e de grande importância no sentido das relações ecológicas da região serrana, bem como a relevância do espaço não-escolar para estudos e pesquisas na área de biologia da conservação".

Com a realização da visita, foi possível que os estudantes estabelecessem uma relação com o conteúdo por vivenciar o bioma Mata Atlântica, suas espécimes, assim como a história do pesquisador Prof Augusto Ruschi, que é o patrono da Ecologia Nacional desde a década de 90.

Os alunos observaram e conheceram a História do Museu; Espécies catalogadas e que se encontram no Instituto; Trilhas para apresentação da fauna e flora local; espécies no museu de ornitologia.

Além disso, a fim de verificar, in locu, a produção agrícola local, realizamos, no período da tarde, uma visita à propriedade Tomazelli, onde são fabricado produtos próprios a partir de parreiras cultivadas há mais de 20 anos na região.

As visitas técnicas são muito importantes, pois os alunos podem assimilar melhor os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e visualizar novas realidades perspectivas sobre suas carreiras e profissão. No campus Itapina, as visitas técnicas são idealizadas pelos professores das disciplinas e submetidas a Equipe Gestora. Se aprovada, a visita é agendada e as coordenadorias que cuidam da logística e alimentação da visita (quando há necessidade) são comunicadas. Entre as coordenadorias que apoiam as visitas, podemos destacar a Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes - CAT e a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição - CAN.

Ficou interessado no curso de Agronomia clique aqui.

Para maiores informações ligue para (27) 3723-1259.