Alunos do Campus Itapina realizam visita técnica em propriedade em Aimorés
Alunos do curso de Agronomia realizam Visita Técnica em Propriedade Rural na Comunidade de Alto Capim, em Aimorés - MG.
Alunos e Professores do curso de agronomia do Ifes Campus Itapina visitaram no dia 24 de junho, a Propriedade Rural do Sr. Paulo Tarcísio Zan, na comunidade de Alto Campim, em Aimorés, município do Leste de Minas Gerais. A visita teve a finalidade de apresentar para os estudantes a integração de diversos conteúdos desenvolvidos durante o ensino superior. Também foi o primeiro contado de alunos e professores com a propriedade do Sr. Paulo.
A propriedade rural do Sr. Paulo Tarcísio possui 16 hectares e fica na comunidade de Alto Capim. A propriedade é estratégica, pois se situa em uma região de altitude privilegiada, tem boas condições de solo, acesso, instações e conta com abundantes mananciais hídricos. O relevo proporciona a mecanização da agricultura e não possui nenhuma cultura instalada. A ideia é desenvolver na propriedade pesquisas voltadas à produção vegetal. Segundo o professor Salomão Martins de Carvalho Júnior, Coordenador e idealizador da visita, o objetivo é verificar a viabilidade de implantação de projetos de pesquisa semelhantes aos que já ocorrem em propriedade como a do CPT na Serra de São Geraldo - MG.
A visita técnica foi organizada pelos professores Salomão Martins de Carvalho Júnior, Evandro Chaves da Silva e Grazielle Furtado Moreira e contou com a presença dos estudantes, Eliza Rodrigues Barros, Ana Beatriz Mamedes Piffer, Gustavo Gonçalves de Oliveira e Matheus Torezani Rossi. Durante a visita, foram aplicados conceitos de dependência e variabilidade espacial, que foram estudados, experimentados e aplicados na determinação da malha amostral para a coleta de dados durante a visita. A visita resultou na criação de um banco de dados didático para subsidiar as disciplinas de Topografia, Geomática Básica, Agricultura de Precisão, Geoprocessamento, Irrigação e Expressão Gráfica. Foram tomados os seguintes dados: Aerofotogamétricos por meio de drone, Contagem de Ácaros, Amostragem de solo, Amostragem de umidade do solo, Compactação do solo, Georrefenciamento.
As visitas técnicas são muito importantes, pois os alunos podem assimilar melhor os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e visualizar novas realidades perspectivas sobre suas carreiras e profissão. Esta visita técnica foi custeada pelos Professores Salomão e Evandro. A alimentação foi fornecida pelos proprietários do sítio.
Ficou interessado no curso de Agronomia, clique aqui.
Para maiores informações ligue para (27) 3723-1221.
Redes Sociais