Alunos do Campus Itapina visitam Agroindústria Artesanal Rural em Marilândia
Alunos do curso de Agronomia realizam Visita Técnica a Agroindústria Artesanal Rural do Córrego Seis Horas em Marilândia - ES.
Cerca de 38 alunos do 8º período de Agronomia do Ifes Campus Itapina visitaram no dia 05 de junho a Agroindústria Artesanal Rural no Córrego Seis Horas, em Marilândia, Noroeste do Espírito Santo, da Familia Milanesi, produtores de conserva de palmito de açaí e pupunha.
O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos, conhecimentos fundamentais sobre o princípio da tecnologia de alimentos aplicado no processamento de palmito em conserva, a cadeia de produção incluindo todo o processo desde a obtenção da matéria prima até o produto final, incluindo os cuidados que devem ser tomados em cada etapa do processamento, com ênfase nos pontos críticos de controle para alcançar a qualidade e a segurança do produto final.
A visita técnica foi organizada pelo Coordenador do curso de Agronomia, Professor Jadier de Oliveira da Cunha Júnior e pelas professoras Cecília Sandra Nunes Morias e Maria Tereza de Morais que lecionam uma parte do componente curricular de Tecnologia e Qualidade de Produtos de Origem Vergetal. A visita técnica também teve apoio do servidor extensionista do Incaper de Marilândia, Sr. Élio José dos Santos. Élio também é aluno do curso de Agronomia do Campus Itapina.
Durante a visita foi observado todo o processo das palmeiras de Açai e Pupunha utilizados na produção da conserva do Palmito Milanesi na Agroindústria, destacando desde a chegada da matéria prima do campo ao produto final envasado, levando em consideração o controle microbiológico, boas práticas de manipulação, procedimentos operacionais padronizados, instalações, controle de qualidade bem como a estrutura física e equipamentos necessários para a produção das conservas.
A visita técnica realizada pela turma do componente curricular de Tecnologia e Qualidade de Produtos de Origem Vegetal, foi de grande importância, pois permitiu aos alunos visualizar os conceitos téoricos estudados em sala de aula de forma prática. Os alunos também conheceram a realidade de uma agroindústria familiar, como como o desempenho e função de cada membro da família, as dificuldades com relação a legislação no cotidiano das atividades agroindustriais, principalmente voltadas para os alimentos e observar a relevânciia da agroindústria familiar como uma oportunidade de trabalho e renda da família.
As visitas técnicas são muito importantes, pois os alunos podem assimilar melhor os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e visualizar novas realidades perspectivas sobre suas carreiras e profissão. No campus Itapina, as visitas técnicas são idealizadas pelos professores das disciplinas e submetidas a Equipe Gestora. Se aprovada, a visita é agendada e as coordenadorias que cuidam da logística e alimentação da visita (quando há necessidade) são comunicadas. Entre as coordenadorias que apoiam as visitas, podemos destacar a Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes e a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição.
Ficou interessado no curso de Agronomia, clique aqui.
Para maiores informações ligue para (27) 3723-1221.
Redes Sociais