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Perguntas frequentes

FAQs - Atividades Pedagógicas Nao-presenciais

Em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Ifes Campus Itapina iniciará a implementação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), a partir do dia 25/05/2020, conforme previsto na Resolução N.º 1/2020, do CS do Ifes.

 

E, para melhor orientação aos alunos, selecionamos algumas PERGUNTAS FREQUENTES, relativas às Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), apresentadas pelos alunos.

Sim. O seu e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para ser possível acessar a sala do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Verifique se seus dados cadastrais estão atualizados no Sistema Acadêmico e, principalmente, se o E-MAIL cadastrado está correto. Você pode pedir atualização acessando o Q-Acadêmico por meio da página do Ifes em “Acesso a Sistemas” ou clicar no link: https://academico.ifes.edu.br/. A seguir, clique em “Aluno” e insira o login e a senha. Prossiga no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”. Faça as alterações e clique no botão enviar. Os dados não serão alterados imediatamente. É necessário que a CRA (Secretaria) autorize as alterações, por isso, aguarde a alteração.

Pelo endereço https://ava.cefor.ifes.edu.br/

identificação de usuário: número de matrícula
senha: Mud@r123>

 

Utilize o recurso de recuperação de senha. Clique no botão “Perdeu a senha?”. Em seguida, informe o seu número de matrícula no campo “identificação do usuário”. Clique na opção “buscar”. Em seguida, você receberá um e-mail com instruções para definir uma nova senha.

Você deve acessar o Q-Acadêmico no link: https://academico.ifes.edu.br/ e, em seguida, clicar em “Aluno”. Entre com o login e a senha e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”. No campo “e-mail” faça a correção e, em seguida, clique no botão “enviar”. Os dados não serão alterados imediatamente. É necessário que a CRA (Secretaria) autorize as alterações, por isso, aguarde a finalização desse processo.

Sim. O aplicativo oficial da plataforma Moodle para Android e iOS é o “Moodle Mobile”. Este aplicativo está conectado ao Moodle e disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/.

No momento do download, será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/. Há um vídeo tutorial sobre o App Moodle Mobile [Libras]: https://www.youtube.com/watch?v=iVnIPN5Eahg&feature=youtu.be

Sim. Por meio do aplicativo Moodle Mobile, os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado, automaticamente, quando conectado.

Para que isso seja possível, é necessário que o aluno, inicialmente, faça o download dos materiais para posterior acesso offline. Para tal, com acesso à internet, basta clicar em “Painel”, acessar o curso, clicar no ícone “3 pontinhos”, no canto superior direito, e escolher a opção “download do curso”.

O Cefor disponibilizou uma playlist “Tutorial Moodle - Visão Aluno”  que pode auxiliá-lo.

Link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Tente novos acessos ao site. Caso não consiga, busque contato com o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) do Campus, coordenado pelo Prof. Pablo.

E-mail: nte.itapina@ifes.edu.br

Se você tem acesso à internet, acesse o Moodle para iniciar os estudos.

Você receberá o Plano Quinzenal das APNP, por meio digital, bem como os materiais necessários para a realização das atividades pedagógicas não presenciais propostas, em até 48 horas antes do início de sua execução.

Não. Se você não tem acesso à internet e às TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, o campus definirá os procedimentos para o recebimento dos materiais e das atividades avaliativas dos alunos.

Para que o aluno receba o Plano Quinzenal das APNP, por meio físico, e o material necessário para a realização das APNP, deverá entrar em contato com o Coordenador do seu Curso, CGP ou CAE, ou pelo telefone: (27) 3723.1200 - 3723.1261.

Cursos Técnicos:

zooi.itapina@ifes.edu.br (Zootecnia);

agropecuaria.itapina@ifes.edu.br(Agropecuária);

alimentos.itapina@ifes.edu.br ( Alimentos);

Cursos Superiores:

agronomia.itapina@ifes.edu.br(Agronomia)

claudia.nardoto@ifes.edu.br (Ciências Agrícolas);

rogerio.caliari@ifes.edu.br (Pedagogia);

zootecnia.itapina@ifes.edu.br (Zootecnia).

CGP (Coordenação de Gestão Pedagógica): ngp.itapina@ifes.edu.br

CAE (Coordneação de Apoio ao Ensino): cae.itapina@ifes.edu.br

Os professores postarão o plano de estudos quinzenais, no Moodle, em até 48h antes do início das APNP. Os alunos com acesso à internet deverão acessar o Moodle diariamente, para ficarem cientes das atividades/tarefas encaminhadas e das orientações ou discussões em fóruns e chats coordenados pelos docentes, e poderem realizar essas atividades/tarefas. Os prazos para a entrega das APNP estarão contemplados e disponibilizados na quinzena planejada pelo docente responsável por cada componente curricular, organizado num determinado bloco de envio. Os alunos sem acesso à internet poderão entregar as atividades realizadas quando do retorno às aulas presenciais.

Não. Aulas não presenciais têm uma dinâmica diferente das presenciais. As APNP estarão disponíveis no Moodle ou serão encaminhadas por meio impresso, aos alunos sem acesso à internet. As atividades disponibilizadas no Moodle ficarão na plataforma para que possam ser acessadas pelos alunos sempre que necessário. Alguns docentes poderão organizar momentos de aulas interativas e dialogadas com os alunos e comunicarão isso pelo Moodle ou pelos canais de comunicação já indicados aos alunos. Por isso, é importante sempre acessar esse Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Sim. Como já indicado na resposta ao item 12. No entanto, é fundamental que os alunos fiquem atentos aos prazos definidos por cada docente para que as atividades sejam respondidas conforme previsto e informado aos alunos, no Moodle.

Os docentes foram orientados a contemplar atividades/tarefas que possam ser impressas e realizadas pelos alunos sem acesso à internet. Em relação às videoaulas, que poderão ser utilizadas pelos docentes, elas terão um caráter de estudos adicionais.

A carga horária de estudos semanal será computada de acordo com os Planos Quinzenais apresentados pelos professores, por componente curricular. A carga horária das APNP não poderá exceder 100% da carga horária total semanal planejada para o módulo ou período letivo, conforme estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Ou seja, componente curricular com 2 aulas semanais terão 4 aulas computadas na quinzena de envio. Para alunos que concluiriam o curso no período letivo de 2020/1, no caso de regime semestral, e 2020/2, para os de regime anual, fica flexibilizado rever o limite de carga horária total semanal. Por isso, nesses casos os docentes foram orientados a encaminhar APNP no sentido de que possa ser dobrada a carga horária de aulas semanalmente. Mas a orientação é a de que essa ação seja feita de forma equilibrada e considerando-se que a realização de atividades não presenciais é diferente da rotina de aulas presenciais.

Sim. O professor disponibilizará dias e horários de atendimento para esclarecimento de dúvidas, por meio de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (chat), pelo whatsapp, webconferência, e-mail, e outros. No retorno às aulas presenciais, os alunos que não tiveram acesso a esses atendimentos serão contemplados, conforme organização a ser feita.

O registro de participação dos alunos será inferido a partir da entrega das atividades realizadas – por meio digital, durante o período de suspensão das aulas presenciais; ou ao final do período de isolamento, no retorno às aulas presenciais, com apresentação física das atividades realizadas.

Pelo que está previsto nessa Resolução, fica vedada a aplicação de atividades pedagógicas não presenciais em substituição às atividades práticas profissionais de estágios e de laboratório. Por isso, essas atividades somente poderão ser realizadas quando houver o retorno às aulas presenciais.

I - Realizar as tarefas/atividades disponibilizadas pelos docentes conforme estabelecido no plano quinzenal das APNP.

II- Manter contato constante com o docente a fim de esclarecer possíveis dúvidas; e

III- Informar ao campus o endereço que está utilizando neste momento de isolamento social [...] quando não tiver acesso à internet.

Não. Você poderá se organizar para realizar as APNP no horário mais adequado à sua atual rotina. O professor poderá marcar atividades síncronas, que são aquelas em que é necessária a participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, como webconferência, chat (sala de bate-papo), conforme combinado anteriormente com os alunos.

Sim. O aluno em regime de atividades não presenciais continuará sob o prescrito no Código de Ética e Disciplina Discente do Ifes e demais normativas institucionais.

Para os alunos com necessidades específicas, o docente, junto com a equipe do Napne, a Gestão Pedagógica e o coordenador de curso, deverá adequar o Plano de Ensino Individualizado (PEI), evidenciando as adaptações curriculares necessárias para a produção do material didático, além de adequar o cronograma de datas para realização e entrega das atividades pedagógicas não presenciais.

Entrar em contato pelo telefone da Profa Grasiele (27 99745-7381) ou Profa Josiane (27 99929-7120) ou pelo e-mail: napne.itapina@ifes.edu.br

A avaliação de rendimento ocorrerá em cada componente curricular e será realizada a partir de instrumentos avaliativos diversificados que estarão descritos no Plano Quinzenal disponibilizado pelo seu professor.

Sim. Fique atento aos prazos estabelecidos no Plano Quinzenal das APNP que será disponibilizado pelo seu professor.

Essa ação dependerá da organização e do planejamento de cada docente. Mas os docentes farão os devidos encaminhamentos no Moodle.

Será importante manter contato permanente com os docentes e informar que essa situação poderá ocorrer. Lembre-se de que haverá meios de se comunicar com os docentes pelo Moodle, nos fóruns e chats disponíveis nessa plataforma.

Sim. Há essa previsão nessa Resolução, para os casos de alunos que comprovadamente não têm acesso à internet.

O professor deverá lançar as notas do aluno no Sistema Acadêmico até 10 dias úteis após a entrega das atividades.

Será assegurado aos alunos momentos de recuperação paralela, durante o período de vigência das atividades não presenciais ou no retorno às atividades presenciais, com o objetivo de assegurar condições de ensino e aprendizagem de forma mais interativa e equânime.

Sim. Essa Resolução prevê a possibilidade de alteração do Calendário Acadêmico, em seu Art. 24, para ajustes no período de solicitação de trancamento, e também previsão de uma quarta etapa de matrícula para os cursos superiores, que possibilitará o trancamento do período letivo inclusive para os alunos ingressantes e o cancelamento de disciplina, no que se refere ao período letivo em curso.

As atividades de orientação e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de graduação serão mantidas de maneira não presencial, na forma de webconferência, mediadas por recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação. Alunos que estão nessa situação deverão manter contato permanente com o Orientador de seu TCC.

Como estamos lidando com ajustes de atividades não presenciais para cursos presenciais, haverá prejuízos no encaminhamento de situações pontuais relativas aos componentes curriculares. A intenção, com a implementação das APNP, é a de minimizar ao máximo tais prejuízos e manter os alunos em ambiente e rotina de estudos permanentemente, a partir do dia 25 de maio de 2020, enquanto durar esse período de isolamento social pensado para o combate à Covid 19. De toda forma, as atividades práticas de estágios e laboratórios somente poderão ser encaminhadas e realizadas quando houver o retorno às aulas presenciais.

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