Novo sistema vai gerenciar assinaturas de termos de consentimento de serviços digitais do Ifes
Sistema Autoriza vai centralizar e automatizar aceite vinculados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Diretoria de Tecnologia da Informação (DRTI) lançará nesta sexta-feira (10) o Sistema Autoriza, uma nova solução desenvolvida para o gerenciamento das assinaturas de termos de consentimento obrigatórios para a concessão de serviços digitais no Ifes. O Autoriza será utilizado para centralizar e automatizar o processo de aceite dos termos, garantindo segurança, conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O Autoriza começará a ser utilizado em serviços como Gsuite, Office, ICPEdu e, principalmente, o e-mail institucional @estudante.ifes.edu.br. “Essa iniciativa representa um avanço na governança digital do Instituto, simplificando os processos de concessão de serviços e reforçando a proteção dos dados da comunidade acadêmica”, afirmou a diretora de TI, Lucila Picoli.
Ela explicou que o consentimento digital é uma das bases da LGPD, e que agora o Sistema Autoriza oferecerá opções de revocação, inclusão de novos termos, acesso de menores de idade com autorização do responsável legal. Isso tem o objetivo de melhorar a transparência e reduzir reclamações.
Confira um passo a passo do Sistema Autoriza.
*Atualizado em 08/10/2025.
Redes Sociais