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Jornada da Integração 2025: submissão de trabalhos começa nesta segunda (15)

Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2025, 10h40 | Última atualização em Quarta, 17 de Setembro de 2025, 10h42
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Neste ano, evento acontece no Campus Cariacica, de 10 a 14 de novembro.

A Jornada da Integração 2025 recebe submissão de trabalhos a partir de segunda-feira (15) pelo sistema jic.ifes.edu.br. Poderão ser inscritos trabalhos de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. O prazo para submissão vai até o dia 5 de outubro.

Neste ano, a Jornada será realizada de 10 a 14 de novembro no Campus Cariacica, junto com a Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), que acontece de 12 a 14 de novembro. As inscrições de projetos para a Fecinc vão até o dia 26 de setembro, pelo site: pronice.gravatai.ifsul.edu.br.

Na ocasião, também será realizada a 13ª Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Cariacica, com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A programação prevê exposição de experimentos nos laboratórios maker, de física e química; apresentações culturais; mostra de vídeos e a feira de ciências, com a apresentação dos projetos nos estandes.

Os eventos são abertos ao público em geral. Saiba mais sobre a Jornada da Integração, a Fecinc e a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Cariacica em: jornadadeintegracao.ifes.edu.br.

Confira o passo a passo para submeter seu trabalho:

Pesquisa
Os pesquisadores internos e externos do Ifes podem se inscrever para apresentar seu trabalho no evento, bem como os estudantes do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti), que devem apresentar seus trabalhos no formato de pôster ou apresentação em sala (oral).

Para submissão de trabalho na área temática da Pesquisa, o estudante deverá seguir o seguinte passo:
1) utilizar o sistema jic.ifes.edu.br;
2) Clicar na opção "Inscreva-se";
3) Clicar na opção "Enviar trabalho";
4) Clicar no item “Novo” que fica localizado canto superior direito;
5) O resumo deverá ser preenchido de forma eletrônica e as informações necessárias são:
- Definir a área temática como Pesquisa;
- Definir a área de conhecimento do seu trabalho;
- Inserir o nome do autor (obrigatório), orientador e co-autor(es) (quando for o caso), sempre observando o formato solicitado para o nome dos autores;
- Preencher o resumo (4500 caracteres)
- Incluir palavras-chaves (até 200 caracteres) que deverá ser separado por ponto-e-vírgula;
- Definir a forma de apresentação como Pôster (lembrando que o seu trabalho poderá ser redefinido pela comissão organizadora como apresentação em sala de aula ou oral);
- Anexar o pôster no formato fornecido pelo site jic.ifes.edu.br.

As impressões dos pôsteres serão de responsabilidade dos autores que irão apresentar o trabalho. E as informações sobre o dia e horário das apresentações serão ainda definidos pela comissão organizadora e serão fornecidos após o período de submissão dos resumos.

Ensino
No ensino, as inscrições são para mostra de trabalhos e rodas de conversas. O foco é a proposição das atividades relacionadas às Ações Complementares ao Ensino e aos trabalhos desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento dentro dos cursos, de 2021 a 2025; além dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) referentes a 2024 e 2025.

Para submissão do seu trabalho na área temática do Ensino, a pessoa deverá seguir os seguintes passos:
1) utilizar o sistema jic.ifes.edu.br;
2) Clicar na opção "Inscreva-se";
3) Clicar na opção "Enviar trabalho";
4) Clicar no item “Novo” que fica localizado canto superior direito;
5) O resumo deverá ser preenchido de forma eletrônica e as informações necessárias são:
- Definir a área temática como Ensino;
- Definir a área de conhecimento do seu trabalho;
- Inserir o nome do autor (obrigatório), orientador (caso tenha) e co-autor(es) (quando for o caso), sempre observando o formato solicitado para o nome dos autores;
- Preencher o resumo (4500 caracteres)
- Incluir palavras-chaves (até 200 caracteres) que deverá ser separado por ponto-e-vírgula;
- Definir a forma de apresentação como Roda de conversa ou Mostra de trabalhos.

Extensão
Pode submeter um ou mais trabalhos para apresentação quem está vinculado a um programa ou projeto de Extensão, que tenha sido desenvolvido em 2024 ou 2025. Isto inclui estudantes bolsistas do Paex, parceiros externos e estudantes não bolsistas envolvidos em outras ações de Extensão.

Para submissão do seu trabalho na área temática da Extensão, é preciso seguir os seguintes passos:
1) utilizar o sistema jic.ifes.edu.br;
2) Clicar na opção "Inscreva-se";
3) Clicar na opção "Enviar trabalho";
4) Clicar no item “Novo” que fica localizado canto superior direito;
5) O resumo deverá ser preenchido de forma eletrônica e as informações necessárias são:
- Definir a área temática como Extensão;
- Inserir o nome do autor (obrigatório), orientador (caso tenha) e co-autor(es) (quando for o caso), sempre observando o formato solicitado para o nome dos autores;
- Preencher o resumo (4500 caracteres)
- Incluir palavras-chaves (até 200 caracteres) que deverá ser separado por ponto-e-vírgula;
- Definir a forma de apresentação como Roda de conversa.

Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é: cadastro.extensao@ifes.edu.br.


Pós-Graduação
As inscrições de trabalhos de Pós-Graduação são para apresentação na modalidade Pôster. Os Resumos a serem enviados devem versar sobre atividades de pesquisa, projetos e/ou outras intervenções relacionadas aos cursos de Pós-Graduação lato sensu ou stricto sensu do Ifes, desenvolvidas nas diferentes áreas do conhecimento, no período de 2021 a 2025.

Para submissão do seu trabalho na área temática da Pós-Graduação, a pessoa deverá seguir os seguintes passos:
1) utilizar o sistema jic.ifes.edu.br;
2) Clicar na opção "Inscreva-se";
3) Clicar na opção "Enviar trabalho";
4) Clicar no item “Novo” que fica localizado canto superior direito;
5) O resumo deverá ser preenchido de forma eletrônica e as informações necessárias são:
- Definir a área temática como Pós-Graduação;
- Definir a área de conhecimento do seu trabalho;
- Inserir o título do trabalho (no campo próprio para isso);
- Inserir o nome do autor (obrigatório), orientador (caso tenha) e co-autor(es) (quando for o caso), sempre observando o formato solicitado para o nome dos autores;
- Preencher o resumo (4500 caracteres)
- Incluir palavras-chaves (até 200 caracteres) que deverá ser separado por ponto-e-vírgula;
- Definir a forma de apresentação como Pôster (lembrando que o seu trabalho poderá ser redefinido pela comissão organizadora como apresentação em sala de aula ou oral);
- Anexar o pôster no formato fornecido pelo site jic.ifes.edu.br.

As impressões dos pôsteres serão de responsabilidade dos autores que irão apresentar o trabalho. E as informações sobre o dia e horário das apresentações serão ainda definidos pela comissão organizadora e serão fornecidos após o período de submissão dos resumos.

Fecinc
A feira selecionará projetos de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como de todo o ensino médio (regular ou técnico), de escolas públicas e privadas de todos os municípios do Espírito Santo. A inscrição de projetos acontecerá pela plataforma PRONICE, e o cadastro dos projetos deve ser realizado pelo professor orientador, seguindo as orientações disponíveis nos tutoriais.

Confira o passo a passo:
1) Cadastro do orientador no link: pronice.gravatai.ifsul.edu.br;
2) Após o cadastro como orientador, o professor poderá cadastrar todos os projetos que orienta, inserindo os alunos autores de cada projeto. Então, o orientador poderá selecionar o projeto e submetê-lo para a Fecinc.

Veja os tutoriais para cadastro e login como professor orientador e sobre cadastro de projetos. Há ainda um grupo de Whatsapp para tirar dúvidas dos orientadores. 

Fonte: Acessoria de Comunicação Reitoria.

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