Ifes firma parceria para Mestrado Internacional em Inovação, Processo e Produto
Acordo foi feito com o Instituto Politécnico de Bragança. O primeiro edital está previsto para o final do mês de julho.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) firmaram parceria para a criação de um Mestrado Profissional Internacional em Inovação, Processo e Produto. O foco é no desenvolvimento de startups e projetos tecnológicos. O programa terá uma estrutura mista, com o primeiro semestre on-line e os semestres seguintes presenciais em Portugal, visando capacitar empreendedores capixabas e fortalecer o ecossistema de inovação.
O mestrado é voltado a empreendedores, especialmente os que trabalham no desenvolvimento de startups de base tecnológica e os que têm empreendimentos incubados nos núcleos do Ifes. A previsão é de que o primeiro edital seja lançado no final de julho, com início das atividades em setembro.
O mestrado foi apresentado oficialmente pelo reitor do Ifes, Jadir José Pela, e pela assessora de Relações Internacionais do Ifes (Arinter), Nágila Rabelo Moraes, durante a reunião do Conif e do II Seminário Luso-Brasileiro, que ocorreram nos dias 10 e 11 de abril de 2025, em Salvador (BA).
A coordenação do mestrado internacional está sob a responsabilidade da servidora Zâmora Cristina, coordenadora do Núcleo Incubador do Ifes – Campus Venda Nova do Imigrante. Ela atuará como orientadora do programa, ao lado do professor Lucas Poubel, do Hub de Inovação Distrito 28 (Ifes Cachoeiro de Itapemirim) e da professora Nágila Rabelo Moraes Ifes Linhares), que dará suporte e orientação quanto à proficiência em língua inglesa dos alunos participantes, como também na preparação destes para apresentações em nível internacional.
“Estou muito feliz que essa ação de internacionalização para fomentar a inovação tenha se concretizado. Mais do que um curso, o mestrado é uma trilha de transformação para empreendedores que desejam atuar de forma estratégica, criativa e global. Vemos como uma oportunidade de aprendizado para os nossos incubados que poderão emergir em um dos ecossistemas de inovação mais sólidos da Europa”, destaca Zâmora.
Cronograma previsto
Edital de seleção: Final de julho de 2025
Início das aulas: Última semana de setembro de 2025
1º semestre: Aulas on-line com apoio da Incubadora
2º e 3º semestres: Atividades presenciais em Bragança, Portugal
Redes Sociais