Projeto de extensão Ifes Itapina "As marcas da feira" realiza ação na Feira Livre de Colatina
Aconteceu no dia 28/09/2024 uma das ações de campo do projeto de extensão do Ifes Campus Itapina intitulado "As marcas da Feira". Com a participação de estudantes e servidores do Ifes Campus Itapina, o projeto, coordenado pelo professor José Claudio Valbuza, tem como objetivo diagnosticar, desenvolver e entregar inicialmente para 20 (vinte) feirantes selecionados que atuam na Feira Livre Sol Poente de Colatina/ES, relatórios contendo 3 (três) propostas de logomarcas registráveis no INPI, individuais ou coletivas, para seus respectivos modelos de negócios.
Parceiros do projeto: ProAgro Jr (Empresa Junior de Agronomia do Ifes Itapina), Afecol (Associação dos Feirantes de Colatina), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural (SEMDIR)da Prefeitura Municipal de Colatina, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI/ES), Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Incubadora de Empresas do Ifes Campus Itapina.
Participaram da ação os estudantes da ProAgro Jr (Augusto Ferreira Chaves, Ariadna Passamani Benicá, Eduardo Ramos Costa, Heitor Magri Maestri, Jean Carlos Mongin, Maria Eduarda Guimarães, Mateus Adão Souza Hubner, Ryan José Machado Dalmonech, Thiago José Barbosa Varnier) além Ian Queiroz Fermo de Andrade e dos professores orientadores José Claudio Valbuza e Rosinei Ronconi Vieiras.
O projeto: Segundo o Prof. Valbuza, O projeto “As marcas da feira” pretende alcançar objetivos institucionais de desenvolvimento endógenos bem como contribuir com políticas públicas locais de apoio à agricultura familiar, em especial, junto aos feirantes que atuam na Feira Livre Sol Poente, no município de Colatina/ES. Em consonância com o Programa Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual do Ifes e com os objetivos definidos no Acordo de Cooperação Técnica entre o Ifes e o INPI, o projeto tem como objetivo principal entregar propostas de logomarcas registráveis aos feirantes selecionados, buscando incentivar o empreendedorismo e dinamizar as estratégias de gestão de marketing dos produtores rurais da agricultura familiar que atuam naquele contexto. Por meio de parcerias, estão sendo realizadas capacitações e diagnósticos com a equipe executora, com os feirantes selecionados e com os estudantes bolsistas a fim de viabilizar o alcance dos objetivos propostos. Entre os resultados esperados, pretende-se entregar relatórios individuais a 20 (vinte) feirantes selecionados com até
3 (três) propostas de logomarcas registráveis e orientações sobre o registro de propriedade industrial junto ao INPI, demonstrando os benefícios desse signo distintivo como ativo em ações individuais ou coletivas e vinculadas às potencialidades dos territórios.
A feira: Entre as cinco feiras-livres regulamentadas pela Prefeitura Municipal de Colatina – PMC, destaca-se a Feira Livre Praça Sol Poente, que acontece semanalmente aos sábados, das 2h às 13h, reunindo, segundo a Semdir/PMC, 182 feirantes cadastrados, representantes de 18 (dezoito) municípios capixabas e normatizada pela Lei Municipal nº 6.862/2021, que revogou a Lei Municipal nº 5.719/2011, a qual disciplina a organização e o funcionamento das Feiras Livres de produtos oriundos de base familiar e/ou artesanal em logradouros públicos no município. Segundo o Art. 3º da referida lei, são considerados feirantes as pessoas físicas capazes, cooperativas, associações de produtores ou artesãos e instituições assistenciais, que estejam regularmente licenciados e que venham a exercer o comércio nas feiras livres e comunitárias, no município de Colatina. Neste contexto, considerando a vocação agrícola, alicerçada nos cursos regulares do Ifes Campus Itapina entregues à comunidade (agropecuária,
zootecnia, alimentos, agronomia, licenciatura em ciências agrícolas e licenciatura em
pedagogia) e sua missão institucional, o presente projeto pretende contribuir com a
dinamização das atividades empreendedoras dos feirantes produtores rurais da agricultura familiar, que são os grupos sociais/públicos-alvo escolhidos. Envolvendo estudantes e servidores docentes e técnicos administrativos, além da Incubadora de Empresas e da Empresa Júnior de Agronomia do campus Itapina, o projeto pretende atuar de maneira interdisciplinar e também interinstitucional, considerando as parcerias externas já consolidadas com a Prefeitura Municipal de Colatina, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e a Agência de Inovação do Ifes. A colaboração dos feirantes dar-se-á mediante interesse e disponibilidade para participação nos diagnósticos iniciais e finais realizados pela Empresa Junior de Agronomia, bem como nas capacitações técnicas, realizadas pela Incubadora de Empresas.
Se interessou pelo projeto? ... entre em contato pelos contatos para mais informações:
E-mail: jose.valbuza@ifes.edu.br
Whatsapp: (27)99987-1131
Redes Sociais