Página inicial > Notícias > Ifes promove concurso para qualificar produção de Café Conilon

Ifes promove concurso para qualificar produção de Café Conilon

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 10h43 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 10h43

Com foco na valorização da agricultura familiar, o concurso promovido pelo Ifes campus Itapina incentiva práticas sustentáveis e aprimora a qualidade do café na região.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Itapina, em parceria com a Prefeitura e o Sindicato Rural, realizou a 12ª edição do Concurso Qualidade de Café Conilon, que teve início em março deste ano e divulgou os vencedores agora em setembro. Ao todo, 30 produtores inscreveram suas amostras de café, e 17 delas atingiram a pontuação mínima de 80 pontos, destacando-se em critérios rigorosos que vão desde a avaliação da peneira até o aroma e a qualidade da bebida.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 20 s 093554 bddfc4f1

"Essa iniciativa é uma oportunidade não só de valorizar o café conilon, mas também de aprimorar o manejo do café e gerar mais qualidade ao produto final," explicou Eduardo Vanier, coordenador do projeto de extensão Fortalecimento da Agricultura Familiar. Segundo ele, o concurso também envolve visitas de campo, onde alunos do Ifes têm a chance de conhecer as lavouras e a realidade dos produtores.

Além de buscar a qualidade do café, o concurso fortalece as práticas sustentáveis e técnicas que agregam maior valor ao produto no mercado. Uma comissão técnica visita as propriedades e acompanha o preparo das amostras, garantindo uma avaliação justa e imparcial com o suporte de avaliadores externos. "O manejo tem sido aprimorado, o que gera mais qualidade ao produto," acrescentou Vanier, destacando o impacto da capacitação oferecida aos produtores ao longo do processo.Imagem do WhatsApp de 2024 09 20 s 093557 97c384cf

O projeto de extensão Fortalecimento da Agricultura Familiar tem desempenhado um papel fundamental, oferecendo suporte contínuo ao pequeno produtor rural. Eduardo Vanier explica que, inicialmente, as atividades eram realizadas durante a Semana da Agricultura, mas ao longo dos anos, o projeto evoluiu, ampliando suas ações para o ano todo. Atualmente, além do concurso de café, o projeto está desenvolvendo capacitações voltadas à agricultura familiar, produção artesanal, laticínios e agropecuária, com foco também no desenvolvimento do agroturismo.

A premiação deste ano inclui o trabalho de pós-venda e um valor em dinheiro. Os vencedores terão o suporte do projeto para negociar melhores preços com as empresas compradoras, aumentando o valor agregado ao café de qualidade. O ganhador desta edição foi o produtor Dirceu Zanetti, do Córrego de São João da Barra Seca. Com 84,50 pontos, ele ficou meio ponto à frente do segundo colocado.

Com o apoio de entidades como o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), a Nater Coop, o Senar e o Sindicato Rural e Patronal de Colatina, o projeto segue inovando e trazendo novas oportunidades de capacitação para os produtores da região.