Ifes tem novos doutorados e mestrados aprovados pela Capes
Dos quatro cursos aprovados, três são inéditos no Brasil.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou quatro novos cursos de pós-graduação stricto sensu para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os cursos aprovados foram: Doutorado em Agroecologia (Campus de Alegre); Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Campus Vitória); Mestrado em Cafeicultura (Campus Itapina); e Mestrado em Economia Azul e Biodiversidade (Campus Piúma).
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, destaca o ineditismo da aprovação dos novos cursos. "Nós submetemos seis propostas, e quatro foram aprovadas, esse número de aprovações é inédito. Além disso, dos quatro cursos, três não existem no Brasil: o mestrado em Cafeicultura, o mestrado em Economia Azul e Biodiversidade e o doutorado em Agroecologia. Também é a primeira vez que teremos oferta de doutorado no interior do estado", afirma.
O pró-reitor reforça ainda que a instituição está conseguindo realizar o processo de interiorização. "Para mim é uma felicidade imensa poder verificar que a pós-graduação está chegando no interior para criar oportunidades, sobretudo criar oportunidades para as pessoas cujo sonho de fazer um mestrado doutorado está chegando mais próximo e a gente poder criar e desenvolver mestrados e doutorados que vão atender demandas da sociedade. Isso é muito importante, esse é o papel do Ifes", finaliza.
As aprovações foram divulgadas nas reuniões do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC) da Capes.O próximo passo é a homologação dos novos cursos pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação para posterior emissão de autorizações de funcionamento.
Com os novos cursos, o Ifes contará com 14 mestrados e 3 doutorados. A previsão é que o processo seletivo desses novos cursos seja realizado a partir do 2º semestre de 2025.
Redes Sociais