Página inicial > Notícias > Nota à Sociedade

Nota à Sociedade

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 11h16 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 10h57

O Ifes Campus Itapina vem a público expressar seu profundo repúdio diante das manifestações de cunho racista proferidas contra o estudante Ruan Rogério Celestrino, durante os jogos escolares em 12/09/2024. Esse tipo de conduta é inadmissível e fere os princípios fundamentais de respeito, igualdade e dignidade que nossa comunidade acadêmica defende e promove. A atitude de um não é a de todos e não nos representa.

Nos solidarizamos plenamente com o estudante Ruan, com sua família, com a instituição Colégio Marista e com todos aqueles que foram atingidos por esse ato de discriminação. Reiteramos nosso compromisso inabalável em construir um ambiente inclusivo, acolhedor e livre de preconceitos, onde cada pessoa, indistintamente, seja respeitada e valorizada.

Informamos que, naquilo que cabe à instituição, todas as medidas cabíveis estão sendo rigorosamente adotadas para que o episódio seja apurado com a seriedade devida e para que o(s) agressor(es), garantindo-lhe(s) os direitos constitucionais do contraditório e ampla defesa, seja(m) devidamente responsabilizado(s) de acordo com as normas institucionais e a legislação vigente.

O Ifes Campus Itapina reafirma sua postura intransigente contra o racismo, a injúria racial e qualquer forma de discriminação, e continuará a promover ações educativas e institucionais voltadas ao combate de todas as formas de preconceito por meio de nosso Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e de toda a comunidade acadêmica.

Colatina, 13 de setembro de 2024

A Direção.