Nota à Sociedade
O Ifes Campus Itapina vem a público expressar seu profundo repúdio diante das manifestações de cunho racista proferidas contra o estudante Ruan Rogério Celestrino, durante os jogos escolares em 12/09/2024. Esse tipo de conduta é inadmissível e fere os princípios fundamentais de respeito, igualdade e dignidade que nossa comunidade acadêmica defende e promove. A atitude de um não é a de todos e não nos representa.
Nos solidarizamos plenamente com o estudante Ruan, com sua família, com a instituição Colégio Marista e com todos aqueles que foram atingidos por esse ato de discriminação. Reiteramos nosso compromisso inabalável em construir um ambiente inclusivo, acolhedor e livre de preconceitos, onde cada pessoa, indistintamente, seja respeitada e valorizada.
Informamos que, naquilo que cabe à instituição, todas as medidas cabíveis estão sendo rigorosamente adotadas para que o episódio seja apurado com a seriedade devida e para que o(s) agressor(es), garantindo-lhe(s) os direitos constitucionais do contraditório e ampla defesa, seja(m) devidamente responsabilizado(s) de acordo com as normas institucionais e a legislação vigente.
O Ifes Campus Itapina reafirma sua postura intransigente contra o racismo, a injúria racial e qualquer forma de discriminação, e continuará a promover ações educativas e institucionais voltadas ao combate de todas as formas de preconceito por meio de nosso Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e de toda a comunidade acadêmica.
Colatina, 13 de setembro de 2024
A Direção.
Redes Sociais