Página inicial > Notícias > Servidor do Campus Itapina realizará visita técnica em Portugal

Servidor do Campus Itapina realizará visita técnica em Portugal

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 12h53 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 21h44
imagem sem descrição.

O servidor do Campus Itapina, Henrique Ferreira Assis, obteve uma conquista significativa ao garantir um auxílio financeiro para uma Visita Técnico-científica por meio do Edital 17/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Um dos requisitos para o financiamento era ter pesquisa cadastrada em instituição localizada no estado do Espírito Santo. O foco de sua pesquisa é o uso de resíduo agroindustrial de goiaba como alternativa aos antimicrobianos na suinocultura, um tema de relevância crescente no contexto da produção animal sustentável.

Em setembro, Henrique embarcará para o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, Portugal, onde terá a oportunidade de explorar os avanços em metabolômica vegetal e sua aplicação na zootecnia. O ISA é reconhecido como uma instituição de referência nessa área, e Henrique poderá interagir diretamente com os laboratórios e profissionais especializados, enriquecendo seu conhecimento e experiência.

A visita técnica ao ISA desempenha um papel crucial no avanço da pesquisa no Brasil, oferecendo a Henrique a oportunidade de aprimorar suas habilidades e estabelecer conexões valiosas com os profissionais e acadêmicos locais. Em suas próprias palavras, um dos objetivos principais é: “...Estabelecer conexões e parcerias com os profissionais e acadêmicos do ISA, visando promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e possíveis colaborações futuras em projetos de pesquisa relacionados à análise de metabólitos secundários de plantas e sua utilização na zootecnia.”

A pesquisa representa um passo significativo em direção à busca por soluções mais eficazes e ambientalmente conscientes para os desafios enfrentados pelo setor agroindustrial.