Página inicial > Notícias > Internacionalização e Intercâmbio Cultural no Campus Itapina: Expandindo Horizontes e Fomentando o Conhecimento

Publicado: Terça, 28 de Maio de 2024, 15h00 | Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2024, 15h10
imagem sem descrição.

Sendo uma das diretrizes estabelecidas pela atual gestão do campus, o programa de internacionalização alcança números de destaque no Instituto, com quatro estudantes de saída para realizarem estágio remunerado em propriedades rurais da Dinamarca, três estudantes para a dupla diplomação junto a um programa de mestrado em Portugal e, no fluxo inverso, três estudantes estrangeiros sendo recebidos para um intercâmbio cultural.

Por meio do Edital 26/2023 - estágio remunerado no exterior, lançado pelo campus em agosto/2023, quatro estudantes dos cursos superiores de Agronomia e de Zootecnia foram selecionados e passarão de 12 a 18 meses na Dinamarca estagiando em propriedades rurais. Os estudantes Caio Guilherme Pinheiro dos Santos, Davi Pinotti Melotti, Gabriella Birenbaum e Luca Gomes Temponi terão a oportunidade de aprender na prática a rotina agrícola desse país, imergir em sua cultura e, ainda, desenvolver o segundo idioma.

Essa inciativa do campus tem o apoio da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter/Ifes), da Câmara de Relações Internacionais do FDG/Ifes (Fórum dos Diretores Gerais) e do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) do campus, em um compromisso coletivo com o sucesso dos alunos.

A internacionalização também avança por meio do Edital 02/2024 da Arinter, lançado em abril/2024, que visava selecionar um estudante para o recebimento de bolsa-auxílio para a realização de mobilidade acadêmica no exterior. O edital abrangia quatro cursos superiores de seis campi do Ifes e quatro programas de pós-graduação do Instituto Politécnico de Portoalegre (IPP), em Portugal. Recentemente, o Campus Itapina havia assinado um Acordo de Parceira com o IPP para viabilizar a dupla diplomação de seus estudantes do Curso de Agronomia com o Curso de Mestrado em Agricultura Sustentável de lá.

Três estudantes do campus foram classificados neste edital da Arinter, que previa a concessão da bolsa apenas para o primeiro colocado, que acabou sendo nossa estudante Larisse Ramos Silva. Apesar de o edital contemplar apenas um estudante, a gestão do campus reconhece a importância dessa experiência para a formação profissional deles e, com recursos próprios, viabilizará a mesma bolsa para os outros dois estudantes do campus classificados, Caroline Brunelli e Matheus Donadia, possibilitando que os três participem dessa jornada transformadora. Desse modo, os estudantes receberão, simultaneamente, o título de Graduação na instituição de origem e o título de Mestrado na instituição anfitriã, com reconhecimento da habilitação acadêmica em ambos os países.

No dia 14/maio os sete estudantes intercambistas e os demais estudantes de cursos superiores do campus foram convidados a participar de uma conversa aberta no miniauditório, momento em que foram apresentados os três estudantes estrangeiros que o campus está recebendo para uma visita técnica de troca de experiências e imersão cultural. Safidy Nicole Calderón, de Guatemala, Achiaa Appau Blessing e Sylvester Boateng, ambos de Gana, passarão 15 dias vivenciando a cultura, rotina e atividades agrícolas desenvolvidas no Campus Itapina.

O Campus Itapina está trilhando um caminho consistente com foco na internacionalização, oferecendo aos seus alunos experiências únicas e enriquecedoras. Ao promover intercâmbios culturais, estágios remunerados no exterior e mobilidades acadêmicas, a instituição está preparando seus estudantes para serem cidadãos globais e profissionais capacitados em um mundo interconectado. Essas iniciativas não apenas enriquecem o ambiente educacional, mas também fortalecem os laços entre diferentes culturas e países, contribuindo para um futuro mais colaborativo e inclusivo.

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira /Elizangela Maria Rodrigues/Marcela Alvina Pereira Groberio

ccse.itapina@ifes.edu.br

Texto:Marcela Alvina Pereira Groberi