Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Encontro da Incubadora do Ifes reúne 15 campi e parceiros para impulsionar o empreendedorismo inovador
Início do conteúdo da página

Encontro da Incubadora do Ifes reúne 15 campi e parceiros para impulsionar o empreendedorismo inovador

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2024, 07h12 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2024, 07h12

O evento teve o objetivo de impulsionar o empreendedorismo inovador na instituição.

semana pi

A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promoveu encontro presencial que reuniu os Núcleos Incubadores de Empreendimentos (NIEs) de 15 campi do Ifes, na segunda-feira (29), no auditório da Cidade da Inovação, em Vitória. O evento contou com a participação de quase cem pessoas dos 15 campi em que a Incubadora está presente, além de servidores de outros campi, parceiros e convidados externos, e teve o objetivo de impulsionar o empreendedorismo inovador na instituição, alinhando ações com os coordenadores, bolsistas e demais colaboradores da Incubadora.

A abertura do encontro contou com as palavras do reitor do Ifes Jadir José Pela, do pró-reitor de Extensão (Proex) Lodovico Ortlieb, do diretor da Agifes Gabriel Potin e do gerente de projetos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) Pierry Teza. As autoridades reforçaram o importante papel desempenhado pela incubadora, ao disseminar uma cultura de empreendedorismo e inovação na sociedade, interiorizando os conhecimentos e tecnologias produzidas pela instituição de ensino e promovendo o desenvolvimento regional.

No período matutino, o reitor explicou que, a partir das transformações ocorridas ao longo dos últimos anos e por meio de muitos parceiros, o Ifes vem se tornando cada vez mais inclusivo, oferecendo educação, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e internacionalização. “Nossa instituição vem gradativamente desenvolvendo as suas atividades em prol da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo”, reforçou Jadir Pela.

Ainda pela manhã, o diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) Elton Siqueira e os analistas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) Samuel Graciolli e Isabella Calmon, apresentaram as atividades realizadas pelas instituições e destacaram o compromisso conjunto em fomentar o empreendedorismo e a inovação capixaba.

Samuel enfatizou que o Ifes e o Sebrae têm papel fundamental no ecossistema de inovação capixaba, tornando-se essenciais na promoção da inovação em todo o estado, pela capilaridade de ambos, e ainda reconheceu a necessidade de colaboração com outros parceiros. “A gente precisa, quando se fala em inovação, levantar um pouco a cabeça e olhar para fora do Espírito Santo, olhar para outros estados e, até mesmo, outros países. A gente vai tentar transformar o SebraeLab em um ponto de ações de internacionalização de startups, e contamos com a parceria do Ifes nessa ação”, pontuou.

Por sua vez, Elton fez um panorama sobre as ações de suporte ao empreendedorismo inovador capixaba e sobre o edital de apoio às incubadoras do Estado. “A nossa missão é promover ciência, tecnologia, inovação e extensão, por meio de parcerias e ações de fomento, com o objetivo de integrar diversos setores da sociedade na construção de um desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. Assim, as incubadoras desempenham importante papel enquanto ambientes promotores de inovação”, mencionou.

Durante a tarde, os NIEs dos campi de Aracruz, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória, juntamente com o NIE recém iniciado no campus Cariacica, apresentaram suas atividades realizadas ao longo do último ano, além dos planos e expectativas para 2024.

O Coordenador Sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, fez uma apresentação geral da Incubadora, destacando ainda as áreas de atuação da Agifes, mostrando os dados relacionados à incubação de empreendimentos, à propriedade intelectual, além do suporte oferecido às Indicações Geográficas capixabas. “O trabalho tem caminhado, a gente tem interiorizado e chegado na ponta. A Incubadora do Ifes é a maior da Rede Federal em número de empreendimentos atendidos e de empreendedores capacitados, e estamos presentes hoje de norte a sul do Estado”, declarou. Além disso, Leandro também reforçou a importância da reestruturação da Incubadora como um dos planos para 2024, para que ela possa continuar crescendo e alcançando cada vez melhores resultados.

Incubadora do Ifes
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido com a finalidade de oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups, organizações da sociedade civil). Organizada em 15 núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, visando promover a evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

Saiba mais sobre a Incubadora do Ifes em agifes.ifes.edu.br.

Fonte: Agifes

registrado em:
Fim do conteúdo da página