Página inicial > Notícias > Estudantes de Agronomia e Zootecnia visitam a unidade de produção da CAF - Cooperativa dos Agricultores Familiares de Colatina

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 10h38 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 10h38
imagem sem descrição.

Na manhã do dia 26/03/2024, nossos estudantes de Agronomia e Zootecnia visitaram a unidade de produção da CAF - Cooperativa dos Agricultores Familiares de Colatina, localizada no Campus Itapina do IFES. A visita, uma atividade complementar das disciplinas Economia Rural e Comunicação e Extensão Rural, ministrada pelos professores José Claudio Valbuza e Wendel Miquele de Almeida, foi uma ótima experiência para imersão nas estratégias de gestão, produção e comercialização do cooperativismo na agricultura familiar e como a academia pode contribuir com soluções de desafios aproveitando diversas demandas e oportunidades de parcerias, buscando contribuir com a melhoria da renda e da qualidade de vida das comunidades vizinhas além de elevar a qualidade da formação acadêmica dos estudantes.
Criada em 2003, a CAF atualmente reúne 130 famílias de produtores rurais dos municípios de Colatina, Marilândia, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, São Roque do Canaã, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá e desenvolve atuações de capacitação, gestão e comercialização em parcerias com prefeituras, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina, Ceasa, o Incaper e outros.

Segundo o atual Diretor Presidente da CAF, Sr. Wellington Schmildt, ex-aluno do IFES Campus Itapina, o Cooperativismo é um importante instrumento que fortalece cada vez mais nosso trabalho, e aqui destaco a organização dessa Cooperativa de Agricultores Familiares, a Caf Colatina. A Caf é, dentro do nosso município, a instituição responsável por boa parte da organização de diversos arranjos produtivos de muitas culturas, desde hortaliças, frutas e legumes, como também na produção de ovos de galinha caipira. Como Cooperativa, levamos qualidade de vida aos nossos Cooperados, pois garantimos a comercialização de toda a produção de alimentos que produzimos, através da execução do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Nesta política pública, atuamos em Colatina e em municípios vizinhos.
Um destaque que damos é para nossa fábrica de polpa de frutas, que tem como marca "Sabores do Campo" onde recebemos a produção de nossos Cooperados e processamos essas frutas, agregando valor e garantindo o aproveitamento de toda sua produção.

Segundo o Prof. Wendel, a visita à CAF trouxe um novo olhar para o trabalho realizado junto aos produtores locais e a cooperativa. Desse trabalho, pode-se pensar em novas ideias que unam o conhecimento técnico e científico produzido pelo IFES, comunidade e cooperativa, como projetos de extensão, por exemplo. Demandas do tipo: “o que se pode fazer com o resíduo orgânico advindo do processo de beneficiamento da poupa de fruta?” são exemplos de temas discutidos durante a visita.

Segundo o Prof. Valbuza, a experiência foi bastante oportuna e positiva tendo em vista que diversos estudantes revelaram não saber que a CAF estava tão perto e que inúmeras possibilidades de parcerias para projetos de ensino, pesquisa e extensão podem ser dinamizados a partir dessa visita. Valbuza ressalta que as articulações já começaram a acontecer já durante a visita, tais como oferta de vagas de trabalho, articulações para estágios, agendamentos para novas visitas, apresentação de demandas por pesquisa de TCC na área de reaproveitamento de resíduos orgânicos, gestão de propriedades rurais bem como propostas para atividades de extensão, agora obrigatórias para os nossos cursos de bacharelado e licenciatura.

Vista tecnica

Vista tecnica2