Destaque dos Estudantes de Pedagogia do Ifes, Campus Itapina, no 5º Seminário Integrado de Educação (SEMIED)
Os estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Itapina, foram destaque ao apresentarem seus artigos no 5º Seminário Integrado de Educação (SEMIED). A convite do Coordenador e Professor George Corona, a participação dos discentes evidencia o comprometimento e dedicação em busca da pesquisa e da excelência acadêmica, revelando uma visão reflexiva sobre os desafios e avanços no campo da educação.
Sob a orientação da Prof Ana Carla Nunes, responsável por orientar os alunos, que destacaram-se ao apresentar suas pesquisas e reflexões, proporcionando a todos uma visão abrangente sobre gestão pedagógica, práticas de ensino e educação através das suas pesquisas. Tudo isso sendo apresentando no Simied, evento que vai se consolidando no IFES Itapina, como um espaço de diálogo e partilha de conhecimento, para que os alunos obtenham uma educação integral e de qualidade.
Bruno Messias Schwe Proescholdt, aluno do 2º período em Pedagogia, expressou sua gratificação por participar do processo de produção de pesquisa e apresentá-lo no evento: "Falando pela minha sala, é surpreendente estarmos ainda no segundo período e toda turma ter participado de uma pesquisa que foi publicada. Isso mostrou a capacidade única de cada um. Acredito que todos que fizeram parte desse movimento estão muito satisfeitos. Foi nosso primeiro passo como autores, e com o apoio do campus Itapina, este será o primeiro de muitos!"
Ellen Sian, discente do 4º período em Pedagogia, compartilha do mesmo sentimento com a experiência de publicar uma pesquisa: "Publicar e ser aprovado é uma sensação indescritível. Você percebe seu desenvolvimento como aluno do IFES e gera vários caminhos para a vida acadêmica. Não estamos nos formando para ser apenas professores e pedagogos, estamos também nos tornando pesquisadores."
Natchê Souza Pereira, do 6º período de Pedagogia, compartilhou sobre a conquista da publicação e suas emoções ao entrar em sua trajetória como pesquisadora: "A alegria de iniciar uma trajetória como pesquisadora é um sonho realizado hoje. Um caminho longo, com muito chão e muitas coisas a serem conquistadas para o alcance de um objetivo maior. Definitivamente, um dia a ser lembrado, com muito carinho, para sempre."
Os alunos agradecem aos professores e avaliadores, Kátia Zorthea, Wendel Miquele de Almeida, Dayane Santos de Souza, Sabrina Rodth da Rosa, Karla Fortes, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Elisangela Coelho, que tiveram muito cuidado, atenção e foram muito rigorosos com as observações e avaliações para cada trabalho. E agradecimento Claudia Nardotto, Rogério Caliari e George Corona pela coordenação do evento. E agradecimento também aos alunos que ajudaram na organização do evento.
A professora Kátia Zorthea, mostrou o sentimento dos docentes sobre a realização do evento: “A partir de eventos como esse, temos a possibilidade de construir uma nova cultura acadêmica. Neste processo muitas trocas acontecem. Os ganhos são grandes tanto para os alunos como para os professores orientadores. É uma forma de aliar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Licenciatura e a intervenção da realidade.”
Os projetos apresentados pelos alunos foram orientados pela Prof. Ana Carla Nunes, que ministra diversas disciplinas relacionadas à prática pedagógica, formação de professores, história do Espírito Santo e gestão escolar.
Dentre as pesquisas destacadas, destacamos os seguintes trabalhos:
-Reflexões Filosóficas sobre os Conteúdos Pedagógicos no Curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo
Autores: Ivanete Eleotério Pinto, Amanda Siqueira Fontes
- Contribuição de Aristóteles como Proposta Pedagógica nos Anos Iniciais: Possibilidades para uma Aula Interdisciplinar de Filosofia
Autores: Heitor Alves Marinho da Luz, Victória Cristiny Gonçalves Tome, Ayslla Pereira de Souza, Aline Ferreira Soares
- O Estudo e a Importância da Filosofia na Formação de um Professor dos Anos Iniciais
Autores: Ludmila Neitsel Veríssimo, Emmily Miranda Da Silva, Bruno Messias Schwe Proescholdt
- Relato de Experiência de uma 'Aula' Ministrada no Transporte Escolar: As Percepções de um Licenciando de Pedagogia em Formação
Autor: Bruno Messias Schwe Proescholdt
- A Gestão Pedagógica e Democrática Presente no Espaço de Educação Não Formal Núcleo Bandeirante ACAMP13 em Colatina (ES)
Autores: Aline Ferreira, Carlos Alexander de Souza, Lourival Junior, Lúcia Costa Gomes
- Abordagens e Reflexões sobre o Conhecimento Científico e Popular na Sala de Aula: Cuidados com a Saúde na Formação Integral dos Alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais
Autores: Arlon Mattos, Bruno Ferraz, Ellen Sian, João Victor Ferreira, José Leandro Paiva
- Saber Popular e Conhecimento Científico nos Anos Finais da Educação Básica: Uma Proposta de Aula Lúdica sobre os Povos Indígenas do Brasil
Autores: Joyce Rodrigues, Keylla Freitas, Marcos Vinícius Oliveira
- A Importância das Artes nos Anos Iniciais da Educação Básica como Estímulo de Desenvolvimento Cognitivo, Social e Pessoal Autor: Igor Nunes
- Como Apresentar os Saberes Populares nos Anos Iniciais: Uma Aula sobre os Festejos do São João nas Escolas Municipais de Colatina
Autores: Keyvson Marcos, Sofia Medeiros, Luana
- A Lei 10.639/2003 na Sala de Aula: A Insurreição de Queimado como Proposta Pedagógica nos Anos Iniciais
Autores: Andressa Rodrigues, José Leandro, Mateus Mendonça, Natalia Marques, Tatiani Gobbi
- Os Saberes Populares e Científicos como Propostas Pedagógicas nos Projetos PISOLL e CRAS de Aimorés MG
Autores: Vinícius Julião, Gilvânia Soares, Alessandro dos Santos, Yasmin Espíndula
- A História do Espírito Santo no Curso de Pedagogia: Novos Caminhos para o Ensino da História Local aos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autores: Gláucia e Jussara
-Gestão Escolar: Reflexões sobre a Direção Pedagógica dos Cursos de Ensino Superior do IFES - Campus Itapina"**
Autores: Bárbara Lima Barcelos e Nathalia Alexandre de Oliveira
- Reflexões Contemporâneas sobre a Gestão Democrática de Ensino
Autores: Carlos Alexander de Souza e Natchê Souza Pereira
- Gestão de Recursos Humanos: Conceitos, Análises e Reflexões Iniciais para o Ambiente da Escola
Autor: Lucia Cristina Costa Gomes
- O Papel do Diretor na Gestão Escolar
Autores: Ana Julia Silva Pereira, Iasmin Spindula Monteiro, Lorrayne Cristhina de Almeida Daniel
- Autonomia Escolar: Práxis, Reflexões e Desafios na Contemporaneidade
Autora: Natânia Bartehs Cravo
- A Gestão Pedagógica e uma Breve Análise sobre as Metodologias Ativas
Autora: Emanuele Amaral Ponciano
-Administração ou Gestão Escolar: Reflexões para um Ambiente Escolar de Sucesso
Autora: Lorena Schneider
- Gestão de Recursos Humanos: Conceitos, Análises e Reflexões Iniciais para o Ambiente da Educação
Autora: Lúcia Cristina Costa Gomes
O 5º Seminário Integrado de Educação não apenas serviu como uma plataforma para a apresentação desses estudos, mas também consagrou a importância dos estudantes na construção de uma educação de qualidade. Que essas experiências sirvam de inspiração para as novas gerações de pesquisadores e fortaleçam o compromisso constante com a excelência acadêmica nas Licenciaturas do IFES Campus Itapina
Os alunos da Licenciatura em Pedagogia, seguem animados, confiantes, rumo ao IFES Campus Santa Teresa para apresentarem suas pesquisas, inéditas, na Jornada de Integração do IFES. Evento estadual, que integra todos os Institutos Federais do Espírito Santo.
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE
José Emílio Oliveira / Marcela Alvina Pereira Groberio
(27) 3723-1216
ccse.itapina@ifes.edu.br
Texto: Nathália Alexandre
Publicação: Marcela Alvina Pereira Groberio
Revisão: Marcela Alvina Pereira Groberio
Foto:Divulgação
Redes Sociais