Página inicial > Notícias > Estudantes de pedagogia apresentaram trabalhos em evento nacional

Estudantes de pedagogia apresentaram trabalhos em evento nacional

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 10h30 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 10h44
imagem sem descrição.

Os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Itapina, demonstraram muito comprometimento com a pesquisa e a excelência acadêmica. Tudo isso foi resultado de muita dedicação e engajamento dos discentes na pesquisa acadêmica. O curso, que é coordenado pelo Prof. George Corona, fez história ao ter os alunos iniciando suas pesquisas aprovadas para apresentação no XIII Simpósio de Pesquisa e Inovação e Semana de Integração – SIMPESQ, juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, eventos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste - MG).

Para a aluna, Bárbara Barcelos da Turma de Pedagogia do 6º semestre: “Esta aprovação foi muito significativa para os estudantes da Pedagogia, elas demonstraram o potencial e o comprometimento que tínhamos com a pesquisa, e tudo isso refletiu no engajamento de toda comunidade acadêmica do IFES - Itapina. Estávamos todos felizes e ansiosos pela oportunidade de apresentar nossas pesquisas e projetos neste evento. Foi a primeira vez que nós publicamos e compartilhamos nossas pesquisas, num evento dessa dimensão, partilhando aprendizados, a começar pela avaliação de uma banca rigorosa que reconheceu a importância e aprovou os nossos textos”.

Os trabalhos foram orientados pela Prof. Ana Carla Nunes, nas disciplinas Políticas e Organização da Educação Básica no Brasil (POEB) e Fundamentos e Metodologias da Gestão Escolar, ministradas nas turmas do 2º e 6º semestre do curso de pedagogia. Parabéns aos estudantes que, a cada pesquisa, mostraram compromisso com a educação pública. Nossa esperança é que esses eventos tenham servido de inspiração e motivação para futuras produções, projetos e iniciativas que fomentem a produção e difusão do conhecimento dentro e fora do IFES – Campus Itapina. Os textos aprovados e que foram apresentados no evento foram:

- "AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO PEDAGÓGICA" - Autores: Emanuele Ponciano e Ana Carla Nunes.

- "O ESTUDO E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS" - Autores: Bruno Proescholdt Schwe Proescholdt, Ludmila Neitsel Veríssimo, Emmily Miranda da Silva, Ana Carla Nunes.

- "A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO CULTURAL E PEDAGÓGICA DE UM PEDAGOGO" - Autores: Ayslla Pereira De Souza, Heitor Marinho, Victória Cristiny Gonçalves Tomé, Aline Ferreira Soares e Ana Carla Nunes.

- "CONHECENDO E COMPREENDENDO A DINÂMICA DA DIREÇÃO PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR DO IFES - CAMPUS ITAPINA" - Autores: Bárbara Lima Barcelos, Nathalia Alexandre de Oliveira e Ana Carla Nunes.

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Marcela Alvina Pereira Groberio