Página inicial > Notícias > Aula de campo com foco na Agricultura Familiar para os estudantes de Agronomia do Ifes Campus Itapina

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 11h53 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 12h04
imagem sem descrição.

Aconteceu na manhã do dia 10/10/2023 uma Aula de Campo com foco na Agricultura Familiar para os estudantes de Agronomia do Ifes Campus Itapina, matriculados na disciplina Economia Rural, ministrada pelo Professor José Claudio Valbuza. A ação aconteceu na propriedade do Sr. Teodoro Egert, situada a 3km do Campus Itapina, na localidade de Córrego Jacarandá, São João Grande. Com uma proposta interdisciplinar, acompanharam também a atividade o Professor José Modesto da Fonseca, que ministra atualmente as disciplinas Expressão Gráfica e Mecanização Agrícola e o Professor Wendel Miquele de Almeida que ministra as disciplinas Gestão Agropecuária, Administração Rural e Comunicação e Extensão Rural.

Recepcionados por Vanessa Mendes dos Santos (que é técnica agrícola formada pelo Ifes e atualmente cursa Licenciatura em Ciências Agrícolas) e seu esposo, Nilcelio Peter Egert, os estudantes puderam conhecer algumas áreas da propriedade onde produzem, principalmente para consumo próprio, café, feijão, milho, gado de corte/leite além de deliciosos queijos e requeijões, em um local de beleza exuberante, cercado por famílias parentes, belas montanhas, trechos de mata preservada e com uma gestão diferenciada da produção e conservação de água.

Para o Professor José Modesto, que teve a oportunidade de demonstrar a produção de fubá em moinho de pedra, “faz-se importante conhecer os processos de evolução histórica das tecnologias das máquinas e equipamentos agrícolas para entendermos como a sociedade vai superando os desafios e consegue adequar-se às demandas do mercado”.

Professor Wendel ressaltou que “atividades como essa são de grande importância para a escola pois cria inúmeras possibilidades de projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão”.

Professor Valbuza destacou que “a intervenção da escola nas comunidades vizinhas pode oportunizar inúmeras experiências positivas para todos. A maior e melhor aproximação entre estudantes, servidores e produtores rurais em projetos colaborativos pode contribuir para aumentar a permanência e êxito dos estudantes nos cursos, fortalecer a função social do Ifes, entender melhor as cadeias produtivas para o desenvolvimento soluções inovadoras bem como melhorar a renda e a qualidade de vida das pessoas”.

Para o Sr. Teodoro, seu filho Nilcelio e Vanessa “foi uma alegria poder receber os estudantes do Ifes e mostrar um pouco do nosso dia-a-dia na propriedade; estaremos sempre de portas abertas para vocês”.

Acompanharam e auxiliaram também a atividade os estudantes monitores da disciplina Marcos Delboni Scárdua e Bruna De-Bruyn Pomuchenq.

Aula de campo2Aula de campo3

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE