Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto de caracterização etiológica utiliza tecnologia para controlar a Mastite Subclínica e Melhorar a Qualidade do Leite
Início do conteúdo da página

Projeto de caracterização etiológica utiliza tecnologia para controlar a Mastite Subclínica e Melhorar a Qualidade do Leite

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 08h21 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 08h35
imagem sem descrição.

No Campus Itapina, um projeto está em andamento, liderado pelo professor Jair Alves Ferreira Junior, professora Luciene Lignani e os estudantes Verônica Silva, Maria Aparecida Miranda e Sergio Tavares, o estudo visa aprimorar a qualidade do leite produzido na fazenda da instituição. O objetivo do projeto é identificar e controlar a mastite subclínica, uma condição que pode afetar a produção de leite e a saúde das vacas leiteiras, sem que seja perceptível a olho nu, utilizando a tecnologia OnFarm.

Em entrevista o professor Jair disse que ” a ideia foi alinhada com o coordenador Adriano e prof. Nilson Moraes, também colaborador no projeto, para ajudar no controle da mastite no setor. Com esse projeto piloto, temos a oportunidade de utilizar ao máximo a tecnologia que já possuímos na fazenda para que também sirva de referência para o produtor.”

O primeiro plano de trabalho do projeto terá duração de um ano e as ações resultantes do primeiro projeto terão resultados em até dois anos. No primeiro ano, a equipe ficará na caracterização das bactérias causadoras da mastite subclínica. Ao final deste período, serão desenvolvidas estratégias de controle da mastite para as vacas diagnosticadas no primeiro trabalho.

A ideia é seguir com um segundo plano de trabalho para avaliar a eficiência dessas estratégias, visando a redução da quantidade de quartos mamários positivos no CMT e a diminuição da contagem de células somáticas no leite.

Os dados coletados desempenham um papel crucial na sugestão do melhor tratamento para as vacas afetadas durante o período de secagem. Isso melhora a eficiência do controle, garantindo que o tratamento seja adequado e oportuno.

Este projeto exemplifica o compromisso do Campus Itapina com a pesquisa, a inovação e a melhoria constante na produção leiteira. À medida que os resultados se tornarem perceptíveis, os benefícios serão sentidos não apenas na fazenda do campus, mas também na indústria leiteira da região como um todo, contribuindo para uma produção mais eficiente e de alta qualidade.

 projeto prof jair 3 2

 projeto prof jair2projeto prof jair 3 1

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Marcela Alvina Pereira Groberio

(27) 3723-1216

ccse.itapina@ifes.edu.br

Texto: Marcela Alvina Pereira Groberio

Publicação: Marcela Alvina Pereira Groberio

Revisão: Jair Alves Ferreira Junior

Foto: Jair Alves Ferreira Junior

registrado em:
Fim do conteúdo da página