Página inicial > Notícias > Campus Itapina recebe palestra do Professor Paolo Nosella da Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar)

Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h36 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 08h58
 Reflexões sobre a relação do pesquisador com seu objeto de pesquisa na educação.

Aconteceu no dia 29 de março a palestra do Professor Paolo Nosella – Professor do PPGE – UFSCr, no Miniauditório do Campus Itapina. O evento foi organizado pelo Professor Rogério Omar Caliari e que contou com a colaboração da Pedagoga Elisângela Madeira Coelho. Na palestra, o Professor Nosella levou o auditório lotado com professores, convidados e o corpo discente das Licenciaturas em Pedagogia e Ciências Agrícolas, a refletirem sobre a relação do pesquisador com seu objeto de pesquisa.

Em outras palavras como realizar pesquisa com, na e sobre a Educação e esboçar possibilidades de respostas às inquietações que acompanham o pesquisador em suas incursões de campo e propor condutas para tornar transparentes seus questionamentos, com o menor impacto possível, nos espaços da pesquisa. Mostrou como perceber e conviver nestes espaços requer, do pesquisador em campo, mais do que um objetivo, um gravador e um caderno para anotações. Demanda habilidade para entender, dos pesquisados, seus comportamentos, suas regras do jogo, suas estratégias de relacionamento e seus códigos de convivências.

Paolo Nosella licenciou-se em Filosofia na Itália, onde nasceu em 1942. Em 1967, veio ao Brasil para trabalhar em Educação Popular na criação das primeiras escolas da Pedagogia da Alternância. Fez mestrado e doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP. É professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar). Aposentado, atua na mesma instituição como colaborador do PPGE e é pesquisador Sênior do CNPq.

Estuda, particularmente, Antônio Gramsci e Pier Paolo Pasolini, com foco na temática “O campo e a cidade”. Colabora ao Movimento das Escolas da Pedagogia da Alternância (EFAs) e trabalha para a implantação no Brasil do ensino superior nessa modalidade. Autor dos livros: Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil (EDUFES, 2013); Instituições escolares – por que e como pesquisar (Alínea Editora, 21-o13); Ensino Médio à luz do pensamento de Gramsci (Alínea Editora, 2016); A escola de Gramsci (5ª edição ampliada, Cortez Editora, 2017).

WhatsApp Image 2023 04 03 at 12.01.26

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira /  Luara Carolinne Veloso Silva

ccse.itapina@ifes.edu.br