Página inicial > Notícias > Programas de iniciação científica estão com inscrições abertas

Programas de iniciação científica estão com inscrições abertas

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 09h47 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 09h47

Editais têm o objetivo de despertar a vocação científica entre estudantes.

Estão abertas as inscrições para os editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) do Ifes. As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de abril de 2023. Os editais estão publicados no Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes (SIGPESq) e podem ser acessados em: prppg.ifes.edu.br/editais.

Neste ano, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes realizou uma alteração significativa no Picti, com o objetivo de simplificar e otimizar a participação dos pesquisadores. Os programas de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e de Iniciação Científica para estudantes do ensino técnico de nível médio (Pibic-Jr) foram agrupados em um único edital.

Caberá ao pesquisador escolher em qual modalidade quer concorrer com o plano de trabalho. Além disso, o pesquisador também deverá avaliar qual é o melhor edital para participar, de acordo com o seu perfil.

O edital PRPPG 02/2023 é voltado para a inserção de novos pesquisadores na pesquisa, fomentando a participação de pesquisadores que ainda não foram contemplados com bolsas do programa, ou ainda, tiveram até três bolsas, nos últimos cinco anos. O número máximo de planos de trabalho que cada proponente poderá submeter varia de acordo com a modalidade. São no máximo dois planos de trabalho para Pibic/Pivic e Pibiti/Piviti; e até cinco planos de trabalho diferentes e independentes para Pibic-Jr/Pivic-Jr.

Já o edital PRPPG 03/2023 é voltado para consolidação dos pesquisadores que já participam ativamente do programa e que poderão receber bolsas de agências de fomento externo, como Fapes e CNPq, além do próprio Ifes. Para cada modalidade do edital , há um quantitativo máximo de planos de trabalho que cada proponente poderá submeter. Para Pibic/Pivic e Pibiti/Piviti o número máximo é de quatro planos de trabalho diferentes e independentes; no caso do Pibic-Jr/Pivic-Jr, são até seis planos.

Os editais do Picti têm o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes do ensino técnico e graduação, além de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras. Os trabalhos de pesquisa deverão ser desenvolvidos por estudantes do Ifes, ao longo de doze meses, iniciando em setembro de 2023. Confira os editais completos em: prppg.ifes.edu.br/editais.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social - ACS - Ifes - Reitoria.