Página inicial > Notícias > Certificação do ensino médio pelo Encceja já pode ser solicitada

Certificação do ensino médio pelo Encceja já pode ser solicitada

Publicado: Terça, 03 de Janeiro de 2023, 12h43 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 13h31
Quem participou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode fazer o pedido.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou o edital com as informações para os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O documento explica como solicitar ao Ifes a Certificação do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência. Para isso, o candidato deve ter escolhido o Ifes como instituição certificadora no momento em que se inscreveu no Encceja.

A partir desta sexta-feira (20), em virtude de um comportamento inesperado no sistema de certificação Encceja, o link de acesso para emissão do documento estará indisponível. Para solicitar seu documento, o candidato deve entrar em contato com o setor de registro acadêmico do campus escolhido para a certificação. Confira os contatos dos campi.

Em caso de resultados anteriores ao Encceja 2022, o edital também dá orientações de como realizar o requerimento. Acesse o Edital 161/2022 - Certificação de Conclusão do Ensino Médio e Declaração Parcial de Proficiência com base no Encceja 2022.

Sobre o exame
O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais, que firmam Termo de Adesão ao Encceja. Os campi do Ifes firmaram adesão e anualmente são escolhidos pelos candidatos para a emissão dos certificados.

Atualizada em 20/01/2023.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ACS - Ifes - Reitoria.