Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > A Rotina de Trabalhar e Estudar
Início do conteúdo da página

A Rotina de Trabalhar e Estudar

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 11h20 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 17h32
imagem sem descrição.

“Pegar ônibus lotado às 6 da manhã, chegar ao estágio às sete, às 13 horas ir pra casa almoçar, na parte da tarde estudar a matéria e às 18 pegar outro ônibus para chegar na faculdade”.

Essa rotina narrada na inicial é muito comum hoje em dia na vida do estudante, eles se destaca no curso e consegue contrato de estágio, existem vários pontos positivos para construção profissional do estudante: Respeito à hierarquia e cumprimento de horários, e claro, colocar em prática tudo que aprende em sala de aula.

A preocupação é que em médio prazo essa rotina torna-se naturalmente cansativa, um alerta para que rendimento escolar acabe sendo prejudicado. É muito comum encontrar estudantes na sala de aula cansados e até mesmo dormindo, pois alguns deles acabam indo do trabalho direto para a faculdade.

O jovem sentir-se feliz com o estágio e ter seu próprio dinheiro é importante, pois ele terá condições de comprar próprio para o lanche, cópias, livros, e claro, levar a namorada (o) no cinema, a independência é uma construção social importante para esse estudante.

Doutor em Filosofia e professor do Ifes Itapina, Filicio Mulinari comenta a respeito da rotina de trabalhar e estudar:  ”Na minha época  trabalhava o dia inteiro e chegava na Ufes cansado, porém sempre estava feliz em encontrar meus amigos de sala, sempre estava motivado pois eu tinha foco nos meus objetivos”

Aluno que trabalha e estuda é vencedor, não desiste e não se abala, é diferenciado e tudo que faz com amor e dedicação consegue se destacar, o futuro do nosso país depende de você.

Sobre:

O Campus Itapina é uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes localizada em Colatina, Noroeste do Estado do Espírito Santo. Oferece educação profissional técnica de nível médio através de cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos subsequentes, além de cursos superiores como bacharelados, licenciaturas e pós-graduação. É um polo de ensino, pesquisa e extensão que abrange o leste mineiro, o norte, noroeste capixaba e o sul da Bahia. Clique aqui e conheça nossos cursos.

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira /  Luara Carolinne Veloso Silva

(27) 3723-1216

ccse.itapina@ifes.edu.br

Texto: José Leandro de Paiva Pereira

Publicação: José Emílio Oliveira

Revisão: José Emílio Oliveira

Arte: José Leandro de Paiva Pereira

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página