Página inicial > Notícias > Um passo sempre à frente

Um passo sempre à frente

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 08h48 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h58
imagem sem descrição.
Como planejar e se organizar nos estudos.

Estudar em uma Instituição Federal é o mesmo que jogar em time grande, os professores do Ifes Itapina são um dos melhores do Brasil, o estudante tem que se organizar e colocar os estudos como prioridade para conseguir ótimos resultados.

Podemos citar algumas dicas que podem ajudar o estudante a ser um ótimo aluno:

Rotina de leitura: A leitura ajuda muito na escrita e nos conhecimentos gerais, o estudante que tem o hábito de ler sempre tira boas notas pois consegue adquirir amplo conhecimento e facilidade nas dissertações. Recomendo no primeiro momento procurar um livro que tenha assuntos do seu interesse, conheço um amigo que começou lendo livros de acidentes aéreos ocorridos no Brasil, pois se interessa muito sobre investigações, depois criou muita facilidade em ler os livros de autores que os professores recomendaram em sala de aula, ou seja, criou amor pela leitura.

Organização dos horários: Colocar tempo agendado para estudar pelo menos duas horas no sábado e domingo, desta forma o aluno consegue revisar a matéria que foi ministrada em sala de aula e não abre mão do lazer, jogar futebol, namorar e ir ao cinema fazem parte de uma boa rotina.

Praticar simulados de provas anteriores: Na internet existem milhares de  provas aplicadas em concursos públicos e vestibulares de todos os níveis de escolaridade (Provas anteriores do Enem são interessantes também), desta forma vai adquirir um importante ritmo de avaliações e metodologias aplicadas pelas bancas avaliadoras, ou seja, quando for fazer uma prova, não vai sentir cansaço ou dificuldade em resolver questões.

Patrick Zonta França, 35 anos, Sargento da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, passou no concurso público da PM em 2005 quando tinha apenas 18 anos, ele destaca: “No ensino médio eu conseguia ler um livro por mês, e separava pelo menos 2 horas para estudar todo conteúdo aplicado na semana, isso me ajudou a criar força mental e disciplina para enfrentar provas de concurso público”.

Participação em aula: Ser assíduo e participativo também é fundamental, o estudante desenvolve um senso crítico e amplia a habilidade de dissertar sobre qualquer assunto, e pasmem: O nome desse aluno sempre será lembrado positivamente em reunião dos professores.

Enquanto as pessoas dormem em demasia, gastam energia com coisas sem utilidade e sem relevância, você estudante, seguindo essas dicas vai estar “um passo sempre à frente” e no futuro vai colher os resultados disso.

O Campus Itapina é uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes localizada em Colatina, Noroeste do Estado do Espírito Santo. Oferece educação profissional técnica de nível médio através de cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos subsequentes, além de cursos superiores como bacharelados, licenciaturas e pós-graduação. É um polo de ensino, pesquisa e extensão que abrange o leste mineiro, o norte, noroeste capixaba e o sul da Bahia. Clique aqui e conheça nossos cursos.

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira /  Luara Carolinne Veloso Silva