Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campi Alegre, Itapina e Santa Teresa publicam coleção digital de trabalhos em pesquisa, extensão e ensino.
Início do conteúdo da página

Campi Alegre, Itapina e Santa Teresa publicam coleção digital de trabalhos em pesquisa, extensão e ensino.

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 11h32 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h22
imagem sem descrição.

Campi de Alegre, Itapina e Santa Teresa publicam ebook de produção acadêmica.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, publicou nesta terça-feira (18/10) o primeiro exemplar de um acervo de produções acadêmicas, na forma de uma coletânea de trabalhos desenvolvidos por servidores e estudantes dos campi de Alegre, Itapina e Santa Teresa. Também participaram da coletânea pesquisadores externos, de instituições que executam trabalhos de cooperação.

O livro em formato ebook é o primeiro volume da coleção de produção acadêmica “Ifes em Rede” e foi editado pela Editora CRV. 

A ideia de produzir a coletânea surgiu da necessidade de reunir a produção acadêmica dos três campi agrícolas do Ifes.

 

Saiba mais

Coleção Produção Acadêmica – Ifes em Rede
Volume 1

Autores: Eduardo Varnier - Larissa Haddad Souza Vieira - Luciano Menini - Luiz Flávio Vianna Silveira - Milton Cesar Paes Santos - Robson Celestino Meireles (Organizadores).

Sinopse

Esta obra apresenta seu primeiro exemplar de um acervo de produções acadêmicas, na forma de uma coletânea de trabalhos desenvolvidos por servidores e estudantes dos campi de Alegre, Santa Teresa e Itapina – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo –, além dos pesquisadores externos, de instituições que executam trabalhos de cooperação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN: 978-65-251-2958-7
DOI:10.24824/978652512958.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição: 1

Acesse o Ebook

Autores

EDUARDO VARNIER
Possui graduação em Administração pela Faculdade Castelo Branco (2007), especialização em Gestão Pública (2011). Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Atualmente ocupa a função de Coordenador Geral de Extensão  e Coordenador da Incubadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina. Tem experiência na área de agricultura familiar.

LARISSA HADDAD SOUZA VIEIRA
Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP (2016) - CDAPG/FGV-EAESP. Mestre em Administração (2010), com área de concentração em Administração Pública, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - PPGADM/UFV, graduada como Bacharel e Licenciada em Educação Física (2007) pela mesma Universidade, e como Bacharel em Administração (2015) pela Unopar. Técnico Nível Superior em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Itapina, onde é Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes-Campus Itapina. No Ifes-Campus Itapina, já atuou também como Coordenadora Geral de Extensão. No Ifes-Campus Venda Nova do Imigrante foi Coordenadora da Incubadora, Coordenadora de Extensão, Coordenadora de Integração Campus-Comunidade e Responsável pelo Setor de Estágios. Interesses em pesquisa: Administração, Administração Pública, Políticas Públicas, Avaliação de Programas Sociais, Arranjos Produtivos Locais, Processo Decisório em Políticas Públicas, Análise do Ciclo de Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional, Incubadoras de Empresas, Gestão da Tecnologia, Esporte, Lazer. Premiada pelo II Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social (2010) - 1º Lugar Teses e Dissertações Região Sudeste.

LUCIANO MENINI
Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (BPC-DT) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Bacharel em Química, Mestrado em Química Inorgânica e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus de Alegre. Tem experiência nas áreas de pesquisa em Catálise (Homogênea/Heterogênea), Síntese Orgânica e Química de Produtos Naturais e Manejo de Plantas Daninhas, Pragas e Doenças Agrícolas. Desenvolve projetos de pesquisa na transformação química de compostos bio-renováveis utilizando como catalisadores metais de transição, materiais sintéticos e nanoestruturados na produção de agroquímicos, fármacos e aplicação. Experiência nas técnicas de análises de Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG-EM), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) e Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

LUIZ FLÁVIO VIANNA SILVEIRA
Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (2000), especialização em piscicultura pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Produção Vegetal com ênfase em entomologia (2008) pela UFES e Doutorado em Produção Vegetal com ênfase em Manejo de Culturas pela UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense). Experiência nas áreas de Controle de Pragas, Entomologia agrícola, Fruticultura, Cafeicultura, Olericultura, Piscicultura e Silvicultura. Consultor Ambiental em atividades urbanas e rurais, professor em cursos relacionados a meio ambiente, técnico, graduação e pós-graduação. Atuou como Diretor Acadêmico, Coordenador de Estágio Supervisionado e professor na FACEC - Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó em Guaçuí, no curso superior em Administração e Ciências Contábeis. Lecionou no IFES - Campus Alegre-ES no curso técnico em agropecuária e curso superior em cafeicultura. Atuou como Engenheiro Agrônomo efetivo na Prefeitura Municipal de Divino de São Lourenço-ES e prestou consultoria ambiental. Lecionou no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista-MG no curso superior em Agronomia, Disciplinas em cursos EAD e coordenou o curso Técnico em Agropecuária do mesmo Campus. Atualmente leciona no IFES-Campus de Alegre, no curso técnico em agropecuária.

MILTON CÉSAR PAES SANTOS
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atualmente participa do Projeto de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo como Aluno Bolsista com o seguinte tema de pesquisa: Estratégia de Formação para um robô móvel baseada em informações visuais e dados sensoriais para a condução de Pessoas. Realizou parte das atividades de pesquisa de Mestrado no Instituto de Automática (INAUT) da Universidad Nacional de San Juan (UNSJ), Argentina. Em 2015, participou do Programa Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Processo - 99999.000040/2015-00), com o auxílio da CAPES. Em 2017, finalizou seu doutorado com publicações relevantes na sua área de atuação.

ROBSON CELESTINO MEIRELES
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro" (2008). Experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes. Atualmente é professor de Tecnologia e Produção de Sementes do Instituto Federal do ES - Campus Santa Teresa (Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa)
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira /  Luara Carolinne Veloso Silva

(27) 3723-1216

ccse.itapina@ifes.edu.br

Texto: José Emílio Oliveira e CCSE do Campus Santa Teresa

Publicação: José Emílio Oliveira

Revisão: José Emílio Oliveira

Arte: Luara Carolinne Veloso Silva

registrado em:
Fim do conteúdo da página