Página inicial > Notícias > Ifes divulga nota sobre bloqueio no orçamento

Ifes divulga nota sobre bloqueio no orçamento

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 17h03 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 17h03

Medida foi anunciada por meio de decreto.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve conhecimento nesta quarta-feira (5) de bloqueio nos recursos orçamentários da instituição próximo a R$ 800 mil. Além desse valor, há a previsão de bloqueio de mais R$3,6 milhões, que, segundo o Ministério da Educação (MEC), serão devolvidos em dezembro deste ano. A medida foi anunciada por meio do Decreto 11.216, que altera o Decreto nº 10.961, de 11/02/2022.

Os valores bloqueados são referentes aos recursos de custeio e de assistência estudantil. Na prática, o bloqueio impacta tanto no cumprimento dos contratos de serviços essenciais, como limpeza, vigilância, energia, água e internet; quanto no pagamento de bolsas que visam garantir a permanência dos estudantes na instituição, como transporte, alimentação, entre outros.

Em junho, o orçamento do Ifes já havia sofrido um corte da ordem de R$6,7 milhões. O Ifes tem trabalhado no sentido de minimizar o impacto do corte no funcionamento da instituição e no pagamento das bolsas, no entanto, com o bloqueio anunciado nesta quarta-feira, torna-se insustentável a manutenção das atividades da instituição sem prejuízos aos estudantes e suas famílias.

A gestão do Ifes está empenhada em encontrar soluções para minimizar o impacto da medida, principalmente nos compromissos com os estudantes, ao mesmo tempo em que busca formas de reestabelecer os limites, para garantir o funcionamento pleno das atividades da instituição.

Confira também a nota do Conif sobre o tema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ACS - Reitoria - Ifes