Página inicial > Notícias > Laboratório de Solos do Campus Itapina recebe novo certificado de excelência emitido pela Embrapa Solos

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 16h43 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 15h59

O ensaio de proficiência ocorreu no exercício 2021-2022 estando o laboratório com a qualidade atestada para o ano de 2022.

O Laboratório de Solos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina, recebeu nesta semana o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade - PAQLF emitido pela Embrapa Solos. O Laboratório atendeu com excelência aos critérios de qualidade das análises de Fertilidade de Solos, por ter efetuado com confiabilidade as determinações constantes do Manual de Métodos de Análise de Solos da Embrapa durante o exercício interlaboratorial 2021/2022.

O Certificado de Exelência e Qualidade é emitido pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa e tem como desafio: desenvolver, em conjunto com os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso país.

A importância desse certificado confirma a qualidade das análises químicas realizadas no laboratório utilizadas para o diagnóstico da fertilidade do solo em áreas agrícolas. Dessa forma, temos a garantir que prestamos um serviço de qualidade para nossos clientes. O mesmo raciocínio é valido para os usuários de acessam esse serviço. O laboratório de solo desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, por meio da emissão de laudos agronômicos da fertilidade do solo. Os principais usuários são alunos, professores, servidores, agricultores e consultores da região.

De acordo com o Coordenador do Laboratório de Solos, professor Gustavo Soares de Souza “o certificado reafirma o compromisso que o Ifes Campus Itapina tem com a sociedade capixaba, empenhado em prestar um serviço de qualidade, alicerçado no pilares ensino-pesquisa-extensão, buscando contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do estado”.

Para participar do PAQLF laboratórios, de todo o Brasil, deverão enviar manifestação de interesse para a Embrapa solos e enviar as informações necessárias para participação no Programa.

O PAQLF

A Embrapa Solos coordena o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). Este programa foi instituído em 1992 e dele participam os laboratórios que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos.

A participação dos laboratórios é voluntária e de âmbito nacional. Atualmente fazem parte do PAQLF cerca de 140 laboratórios de fertilidade de todas as regiões do país.

Em seu início, o PAQLF teve como objetivo proporcionar um meio de avaliação e de correção da qualidade analítica dos laboratórios participantes. Com a adoção do Selo de Qualidade a partir de 1998, o PAQLF, também passou a funcionar como um meio de atestar o desempenho satisfatório dos participantes perante seus clientes externos.

Fonte: Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

PROGRAMA LAB SOLOS

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Elizangela Maria Rodrigues / Luara Carolinne Veloso Silva

ccse.itapina@ifes.edu.br