Página inicial > Notícias > Ovinocultura: Parceria entre Ifes Campus Itapina e CCAE – Ufes

Ovinocultura: Parceria entre Ifes Campus Itapina e CCAE – Ufes

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 12h47 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 11h10
Parceria em prol do melhoramento genético
2018 Curso Ovinocultura 197

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina fez a doação de três carneiros da raça Santa Inês para compor o plantel de ovinos da Área Experimental de Rive do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias – CCAE da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O professor Marco Túlio Costa Almeida, docente do Departamento de Zootecnia do CCAE/Ufes, responsável pelo setor de ovinocultura, fez a solicitação diante da necessidade da introdução de um novo material genético, via reprodutor Santa Inês, a fim de evitar consanguinidade no plantel e também para serem utilizados como futuros reprodutores no setor de ovinocultura do CCAE/Ufes, buscando renovação e melhorias no desempenho dos animais.
Ele reforçou que “essa parceria estreitaria o vínculo entre as Instituições, sendo de grande valia não somente para o setor de ovinocultura, mas também para os alunos, técnicos e professores de ambas as instituições”.

Segundo o Coordenador Geral de Gestão de Campo, Leonardo Raash Hell, o Ifes Campus Itapina possui excelente plantel de ovinos Santa Inês, sendo referência no estado, tanto que a recomendação do material genético do Ifes foi realizado pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Espírito Santo.
A Coordenação Geral de Gestão do Campo considerou que havia o material disponível para atender a solicitação e que seria interessante esse estreitamento de relações e colaboração entre as instituições.

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Elizangela Maria Rodrigues / Luara Carolinne Veloso Silva

ccse.itapina@ifes.edu.br

Texto: Luara Carolinne Veloso Silva