Página inicial > Notícias > Ifes Campus Itapina finaliza mais uma etapa de assistência em vacinação contra Brucelose

Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 09h39 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 13h55

CCSE ITAPINA 169 ASSITENCIA VACINAÇÃO BRUCELOSE

Nos dias 03 e 15 de junho e 01 de julho de 2022, aconteceu a primeira etapa do programa de extensão que presta assistência em vacinação contra Brucelose aos produtores locais no entorno do Campus Itapina. Uma turma de 29 alunos, orientados pela Médica Veterinária do Campus Sherrine Queiroz Fermo Andrade, pelo Professor Nilson Nunes Morais Júnior e pelo técnico administrativo Deomar Sérgio Plaster Verdin, assistiram 34 produtores com vacinação de 187 bezerras.

Segundo a coordenadora do programa e médica veterinária do campus Itapina Sherrine Queiroz Fermo Andrade, "a Brucelose é uma zoonose cuja vacinação é obrigatória e exige comprovação semestral mediante emissão de atestado de vacinação no sistema informatizado do órgão de defesa oficial. Já o treinamento prático prioriza técnicas de contenção de bezerras visando o bem estar animal e prevenção de acidentes, uso de EPI para manipulação da vacina, marcação a ferro candente e descarte adequado do lixo contaminado".

A Brucelose é uma doença infecciosa grave que constitui uma zoonose. Com o intuito de reduzir o impacto negativo dessa zoonose à saúde humana e animal, foi instituído o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Criado em 2001, o programa estabelece a obrigatoriedade de vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses contra a Brucelose, que deve ser realizada por médico veterinário ou vacinador devidamente capacitado e cadastrado no órgão estadual de defesa agropecuária.

Com forte impacto regional, especialmente no tocante à saúde pública, o programa de extensão tem grande importância no controle dessa zoonose, pois faz-se cumprir a legislação de controle sanitário da brucelose na região atendendo atualmente 55 produtores rurais no entorno da instituição, garantindo maior segurança ao rebanho do campus que possui certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose, com a participação direta dos estudantes como protagonistas da ação de extensão oferecendo uma complementação pedagógica na forma de capacitação para os alunos, o que possibilita a ampliação de seu conhecimento técnico e mais uma opção de atuação profissional.

Resultados alcançados

As ações tiveram início cadastradas como projeto de ensino em 2016. Em função do aumento no número de produtores assistidos o treinamento foi proposto como projeto de extensão em 2017. Considerando a grande demanda de serviço de assistência continuada, e constante procura por meio dos produtores, optou-se por cadastrar as ações como programa de extensão em 2019.

Tabela 1:Produtores assistidos, participantes e ações.

2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022***
Produtores cadastrados 12 18 33 37 37 44 55
Produtores assistidos* 10 11 28 32 30 39 34
Servidores envolvidos 4 3 3 3 2 3 3
Alunos participantes** 9 33 31 34 0 16 29
Treinamentos ofertados 1 2 2 2 0 1 1
Rotas de vacinação 1 1 2 2 2 3 3
Bezerras vacinadas 108 125 197 240 234 295 187

* produtores que apresentaram bezerras em idade de 3 a 8 meses no período de vacinação

** O treinamento não foi ofertado aos alunos em 2020 devido à suspensão das atividades pedagógicas presenciais, as atividades com alunos foram retomadas no segundo semestre de 2021.

*** Relatório parcial – primeiro semestre

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Elizangela Maria Rodrigues / Luara Carolinne Veloso Silva

ccse.itapina@ifes.edu.br