Página inicial > Notícias > Relatório de Gestão 2021 aponta melhorias em resultados acadêmicos e de gestão

Relatório de Gestão 2021 aponta melhorias em resultados acadêmicos e de gestão

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 17h00 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 10h57

Documento integra os dados de gestão do período ao Planejamento Estratégico do Ifes

Já está disponível para consulta o Relatório Integrado de Gestão 2021 do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O documento, apresentado na última sexta-feira (27) ao Conselho Superior da instituição, traz as ações de governança e os resultados da gestão no último ano. Desde 2018, o relatório é apresentado de forma articulada com o Planejamento Estratégico Integrado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifes.

Acesse o relatório clicando aqui

Entre os principais resultados apresentados estão os acadêmicos, com destaque para o aumento do número de matrículas e vagas. O número de matrículas totais (incluindo cursos de curta, média e longa duração) subiu de 36.451 em 2020 para 41.386 em 2021. Já o número de vagas ofertadas, no mesmo recorte de categorias saltou de 14.828 para 22.408 no período, um aumento de cerca de 51%.

Quanto à eficiência acadêmica, indicador que relaciona o número de alunos matriculados e de concluintes no período, a Instituição alcançou o número de 74,2%. No ano anterior, (com dados do ano de 2020), a eficiência foi de 60,8%. A alta foi capitaneada pela redução da evasão, que caiu de 35,7% para 23,2% no ciclo de um ano. O índice de eficiência acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica foi de 68,5% em 2021.

Entre os demais resultados relacionados com as áreas consideradas finalísticas do Ifes (ensino, pesquisa e extensão), há também o destaque para os de atendimentos de extensão, que tiveram sua metodologia de apuração aprimorada. O resultado, já com a nova forma de contabilização, aponta 128.463 atendimentos em 2021, demonstrando com mais precisão o forte vínculo do Ifes com a sociedade. Ainda sobre o assunto, o documento destaca diversas ações relacionadas com a formalização de parcerias e com a inovação, como o Programa de Mentoria em Propriedade Intelectual.

Quanto aos resultados da pesquisa e da pós-graduação, o destaque ficou por conta do esforço de manutenção da quantidade e dos valores investidos em bolsas, mesmo com a redução do fomento e em condições orçamentárias adversas. Outro dado que merece destaque é o aumento da contratação de vagas em mestrados e doutorados interinstitucionais para atender servidores da instituição, uma ação realizada na intersecção entre a gestão da Pós-graduação e a Gestão de Pessoas do Ifes. Nos últimos cinco anos, o Ifes ofereceu 176 vagas, das quais 71 em 2021.

Em relação à gestão e governança do Ifes, um dos principais resultados está apontado no Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG), apurado por meio de um levantamento integrado feito pelo Tribunal de Contas da União, que atingiu a marca de 60% em 2021. O dado vem indicando melhoria desde o ano de 2018, quando era de 34%. Em 2021, houve aumento em todos os indicadores monitorados pelo TCU que compõem o iGG, com destaque para o índice de governança pública (65,1%), para o índice de governança e gestão de TI (70%) e o índice de governança e gestão orçamentária (63,3%).

Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, os avanços são resultado do comprometimento das pessoas da Instituição, mesmo em momentos de adversidade. “Precisamos valorizar a sensibilidade e o esforço das pessoas, que produziram grandes resultados para nossa instituição mesmo diante das dificuldades que passamos nos últimos tempos, como as diversas restrições no período e as medidas impostas pela pandemia de Covid-19”, afirma. Jadir destaca, além do resultados acadêmicos, os relacionados com a Governança e com a Gestão de Riscos e Integridade do Ifes. "Estamos implementando processos sólidos de gestão, garantindo melhor eficiência administrativa e o desenvolvimento de nossa instituição. Além disso, destaco o fortalecimento da transparência, do controle interno e dos canais de atendimento à sociedade. Tudo isso visando a construção de um ambiente institucional que permita aos nossos servidores desempenhar suas funções de acordo com as melhores práticas da gestão pública", aponta.

O Relatório de Gestão é fruto de um trabalho coletivo, com a participação de diversos setores do Instituto. A sistematização dos dados é realizada pela Diretoria de Planejamento do Ifes (DPLA).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Eventos - ACS - Ifes - Reitoria.