Página inicial > Notícias > Campus Itapina sedia reunião para implantação de Polo de Fruticultura

Campus Itapina sedia reunião para implantação de Polo de Fruticultura

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 17h27 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 08h39

Campus Itapina receberá investimentos de mais R$ 80.000,00 para promover a fruticultura na região.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina sediou nesta quarta-feira (30/03) a reunião para implantação do Polo de Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo. A reunião foi realizada no Miniauditório do Complexo de Laboratórios e contou com a participação do Diretor-Geral do Campus Itapina, professor Fabio Lyrio Santos, de representantes das prefeituras de Marilândia, Baixo Guandu, São Domingos do Norte, Alto Rio Novo, Governador Lindemberg, Pancas e Colatina, além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper e Consórcio Público da Região Noroeste do Espírito Santo - CIM Noroeste.

O Projeto do Polo de Fruticultura é coordenado pelo Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo - CCAE/UFES e contará com a participação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Ceunes da Ufes, dos Campi de Itapina, Barra de São Francisco e de Montanha do Ifes e também da Embrapa Mandioca e Fruticultura. A coordenação do projeto no Campus Itapina é de responsabilidade da Engenheira Agrônoma, Cristiani Campos Martins Busato.

Polo de Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo deverá alavancar uma nova e própera fase de desenvolvimento da agricultura no interior do Espírito Santo. De acordo com o Diretor Geral do Campus Itapina, "inúmeros impactos nos âmbitos tecnológio, econômico, social, ambiental e científico do Estado podem ser esperados".

O Ifes Campus Itapina receberá recursos para investir em duas áreas de cultivo de frutas, sendo que uma delas já foi definido que será a uva. O objetivo é dedicar-se a um cultivo de alta tecnologia para que o Campus torne-se uma vitrine para os produtores da região, além de ser uma extensão da sala de aula para os estudantes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação do campus.

O Campus Itapina receberá um investimento inicial de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para implantar duas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), que servirão de vitrine para os produtores. Posteriormente o campus receberá outro investimento de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para melhorar a infraestrutura das URTs. Este investimento terá como objeto as áreas de cultivo, assistência técnica e mão-de-obra nessas unidades.

De acordo com a coordenadora do Projeto no Campus Itapina, Cristiani Campos Martins Busato, "termos a oportunidade de investir no cultivo da uva, implantando novas tecnologias, além do cultivo de uma nova fruta que será introduzida. A assistência técnica aos produtores de municípios vizinhos será importante para estreitar ainda mais os laços de parceria com relação à extensão rural no Ifes".

2022 Implantação e desenvolvimento da frutucultura no Norte do ES 1

2022 Implantação e desenvolvimento da frutucultura no Norte do ES 6