Página inicial > Notícias > Campus Itapina inicia inseminação artificial na suinocultura

Campus Itapina inicia inseminação artificial na suinocultura

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 16h01 | Última atualização em Segunda, 28 de Março de 2022, 17h32

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Itapina informa que iniciou nova fase no projeto de reestruturação da Coordenadoria de Suinocultura. Nesta nova fase está sendo realizada o repovoamento da granja com a adoção de um programa de reprodução com protocolos de inseminação artificial.

Atualmente a Coordenadoria de Suinocultura possui 14 fêmeas e 01 macho. Somente nessa fase, foram investidos R$ 36.624,00 (trinta e seis mil seiscentos e vinte e quatro) reais em matrizes de suínos e outros R$ 3.000,00 (três mil) reais em inseminação. Os recursos desse investimento são provenientes da parceria  a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Ifes, a Facto, que  também contribuirá com as atividades de ensino, uma vez que as aulas práticas dos cursos técnicos profissional de nível médio e dos cursos superiores do campus são realizadas na Suinocultura.

Segundo o professor de zootecnia, Frederico de Castro Figueiredo, "quando surgiu a inseminação artificial em suínos, as granjas que adotavam essa prática precisavam montar centrais de coletas, com elevados custos de implantação. Contudo, com as recentes reformas e com as novidades no mercado, como a possibilidade de aquisição de doses de sêmen através de fornecedores de genética líquida, permitiu a gestão do campus dar uma passo importante para apresentar aos estudantes essa técnica".

A inseminação artificial, a princípio, não será a única forma de reprodução do setor. A monta natural ainda será utilizada, mas para a melhoria na qualidade do ensino e sempre visando formar técnicos, bacharéis e professores mais capacitados, a técnica será utilizada sempre que houver demanda dos cursos. A suinocultura moderna, cada vez mais, utiliza essa técnica como componente do manejo reprodutivo.

Campus Itapina X Facto

Os investimentos nas unidades educativas de produção e na melhoria contínua da qualidade dos produtos é uma realidade graças a um Programa de parceria entre o Campus e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Ifes, a Facto. O Programa, criado especialmente para este fim, vem promovendo, desde 2019, uma maior geração de recursos próprios por parte do campus, o que permite mais investimentos e consequentemente melhoria da qualidade dos produtos oferecidos para a comunidade.

2022 INSEMINACAO SUNOCULTURA 10

2022 INSEMINACAO SUNOCULTURA 11