Página inicial > Notícias > Abertos Editais do Picti

Abertos Editais do Picti

Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 18h07 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 18h19

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Itapina, informa que estão abertos os editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) do Ifes, para captação de bolsas para projetos de pesquisa  do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes - Picti

As inscrições serão até o dia 4 de abril.

As propostas podem ser feitas por servidores efetivos do quadro permanente do Ifes, com titulação mínima de graduação, entre outros requisitos listados nos editais.

Os planos de trabalho deverão ser executados no período de 12 meses.

As inscrições serão recebidas pelo Sistema Integrado de Gestão da Pesquisa do Ifes (Sigpesq):https://sigpesq.ifes.edu.br/Login.aspx

Os editais encontram-se disponíveis no site: https://prppg.ifes.edu.br/editais

Breve síntese:

a) Editais 01 e 02/2022: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Voluntariado - Pibic/Pivic; captação de bolsas para estudantes de cursos superiores. A diferença entre os editais é que o primeiro visa valorizar os pesquisadores que nunca foram contemplados anteriormente em editais Pibic; enquanto o segundo não conta com sistema de avaliação que priorize esse critério. O pesquisador que pretende participar do Pibic deve optar entre o PRPPG 01/2022 ou o PRPPG 02/2022.

b) Edital 03/2021: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/Piviti)captação de bolsas para estudantes de cursos superiores.

c) Edital 04/2021: Pibic Jr., programa de iniciação científica para os estudantes do ensino técnico de nível médio.

Algumas Novidades:

- Análise do currículo Lattes: o edital contempla as proponentes que se tornaram mães nos últimos 5 anos, prevendo uma temporalidade maior para quem declarar a maternidade neste período.

- Indicação da área de avaliação do Webqualis para pontuação da produção bibliográfica: o pesquisador indica em qual área de avaliação sua produção bibliográfica deverá ser considerada.

- Reformulação do SigPesq – Sistema de Pesquisa do Ifes: nova interface com maior número de funcionalidades.

Caso tenham qualquer dúvida, a DPPGE do campus Itapina está à disposição para auxiliar.

E-mail: dppge.itapina@ifes.edu.br

Whatsapp: (27) 37231276